Trabalho de Elementos de Máquinas
Por: Ederson Queiroz • 19/10/2021 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CAMPUS FORTALEZA
DEPARTAMENTO DE INDÚSTRIA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA I
RELATÓRIO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS
PROFª: DANIELLE ALVES
ALUNO: ANTONIO EDERSON PEREIRA QUEIROZ
TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
SETEMBRO DE 2021
SUMÁRIO
1 – Máquina escolhida_______________________________________________ Página 01
1.1 – Elementos de fixação___________________________________________ Página 02
1.2 – Elementos de apoio ____________________________________________ Página 03
1.3 – Elementos de transmissão ______________________________________ Página 04
- MÁQUINA ESCOLHIDA
A bicicleta (do francês bicyclette que deriva de bicycle união de bi, dois, com a palavra grega kyklos, rodas) é um veículo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, sendo assim um velocípede de duas rodas. Atualmente, é considerado o meio de transporte mais utilizado no mundo, sendo bastante utilizada em áreas urbanas ou rurais como meio de transporte cotidiano, para simples prática de exercícios ou mesmo como atividade lúdica. Uma das vantagens de sua utilização, é que durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes nem com efeito de estufa.
Figura 01: Evolução das bicicletas[pic 2]
- . ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
- SOLDAS
Tipo de fixação permanente entre partes de uma estrutura (geralmente metais), dada por forças microscópicas. Na máquina escolhida serve para unir tubos metálicos que formam a estrutura (chamada de quadro) permanentemente, mantendo essa estrutura (que representa o esqueleto da máquina) firme e em formato específico desejado.
- PARAFUSOS
Fixam de forma não permanente partes importantes da máquina como a sela (acento do usuário) no suporte. Fixar e centralizar outros componentes como o guidão, pastilhas de freios, dentre outros. Encontrados parafusos de diversos tipos, passantes e não passantes, com cabeças sextavadas interna e externa, abauladas, de corpo cilíndrico. Maioria de ponta plana e atarrachamento sextavado, por fenda ou fenda cruzada (Philips).
- PORCAS
As porcas são utilizadas em conjunto com os parafusos e com os eixos roscados que conectam o aro ao quadro. Juntamente com o parafuso do acento, fixa-o ao suporte, como mencionado anteriormente.
- PINOS
Unem as partes articuladas da corrente (dentes), permitindo que eles façam movimentos de circulares fazendo a corrente se adaptar ao formato das engrenagens (catracas e coroas). Também unem de forma fixa ou móvel outras partes do kit de transmissão das marchas (passadores).
- ARRUELAS
Na maioria das aplicações nessa máquina, está instalada entre o parafuso e a peça que se vai fixar. Servindo para minimizar um possível afrouxamento indesejado do parafuso devido às vibrações do movimento.
...