Trabalho de Estudo de Caso
Por: Matheus1311 • 6/2/2021 • Artigo • 4.874 Palavras (20 Páginas) • 113 Visualizações
XXVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 1][pic 2]
Economia Circular e suas Interfaces com a Engenharia de Produção
Bauru, SP, Brasil, 11 a 13 de novembro de 2020
[pic 3]
ANÁLISE DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES DE ALTA PRECISÃO: O CASO DE UM CENTRO CIRÚRGICO
Área: 6 - ENGENHARIA ORGANIZACIONAL
Sub-Área: 6.4 - GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Resumo: O PRESENTE ARTIGO VISA UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO NO CONTEXTO DE UM HOSPITAL. A MOTIVAÇÃO DA PESQUISA BASEIA-SE EM EXPLORAR COMO OS AGENTES, AS NORMAS E PROTOCOLOS ESTABELECIDOS SE COMPORTAM NESTE SETOR DO HOSPITAL. A MESMA APROFUNDA-SE NO CAMPO DA ENGENHARIA ORGANIZACIONAL, ESPECIFICAMENTE EM RELAÇÃO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO, BEM COMO DESCREVE O PROCESSO DE FLUXO DE DADOS ENTRE OS SETORES E OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS. FORMULOU-SE UM ESTUDO QUALITATIVO, SOB A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO CAMPO DA PESQUISA DESCRITIVA QUANTO AOS FINS, PARA IDENTIFICAR E EXPOR OS PROCESSOS. O TRABALHO É BIBLIOGRÁFICO, UMA VEZ QUE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES E TRABALHOS PUBLICADOS, E DE CAMPO, VISTO QUE UTILIZOU- SE DE INVESTIGAÇÃO NO LOCAL DE ESTUDO. O TRABALHO PERMITIU VERIFICAR QUE CENTROS CIRÚRGICOS CARACTERIZAM-SE PELA COMPLEXIDADE DE SEUS PROCESSOS, PELA DINAMICIDADE E RESPOSTAS RÁPIDAS NECESSÁRIAS ÀS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM, ALIADAS A ASPECTOS, COMO SEU POTENCIAL NA GERAÇÃO DE DESPESAS E RECEITAS FINANCEIRAS. SENDO ASSIM FOI POSSÍVEL CONSTRUIR UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE RELATOS COLETADOS, DE MAPEAMENTO DOS PROCESSOS E INFORMAÇÕES DO CENTRO CIRÚRGICO QUE PODEM APOIAR MELHORIAS QUANTO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO.
Palavras-chaves: GESTÃO DA INFORMAÇÃO; CENTRO CIRÚRGICO; ANÁLISE DE PROCESSOS.
ANALYSIS OF INFORMATION MANAGEMENT IN HIGH PRECISION ENVIRONMENTS: THE CASE OF A SURGICAL CENTER
Abstract: THIS ARTICLE AIMS AT AN ANALYSIS OF THE INFORMATION MANAGEMENT OF A SURGICAL CENTER IN THE CONTEXT OF A HOSPITAL. THE RESEARCH MOTIVATION IS BASED ON EXPLORING HOW THE AGENTS, AS ESTABLISHED STANDARDS AND PROTOCOLS BEHAVE IN THIS HOSPITAL SECTOR. SINCE DEEP INTO THE ORGANIZATIONAL ENGINEERING FIELD, SPECIFIED IN RELATION TO INFORMATION MANAGEMENT, AS WELL AS DESCRIBING THE DATA FLOW PROCESS BETWEEN THE SECTORS AND THE PROCEDURES CARRIED OUT. A QUALITATIVE STUDY WAS FORMULATED FROM THE PERSPECTIVE OF OBSERVATION IN THE FIELD OF RESEARCH DESCRIPTION AS TO THE PURPOSES, TO IDENTIFY AND EXPORT THE PROCESSES. THE WORK IS BIBLIOGRAPHIC, SINCE THEORETICAL FOUNDATION WAS CARRIED OUT THROUGH INFORMATION AND PUBLISHED WORKS, AND IN THE FIELD, AS IT IS USED FOR RESEARCH AT THE STUDY SETTING. THE WORK ALLOWED TO VERIFY THAT SURGICAL CENTERS ARE CHARACTERIZED BY THE COMPLEXITY OF THEIR PROCESSES, BY THE DYNAMICITY AND THE QUICK RESPONSES NEEDED TO THE DEMANDS THAT ARE PRESENT, ALLOWED TO ASPECTS, AS A POTENTIALLY DESIRED FINANCIAL DESIRE. THEREFORE IT WAS POSSIBLE TO BUILD A CASE AND PRIVATE STUDY OF RELATED, PROCESS MAPPING AND INFORMATION FROM THE SURGICAL CENTER THAT MAY SUPPORT IMPROVEMENTS IN THE MANAGEMENT OF THE INFORMATION.
Keywords: INFORMATION MANAGEMENT; SURGICAL CENTER; PROCESS ANALYSIS.
1. Introdução
A evolução da tecnologia da informação possibilitou aos gestores fácil acesso a ferramentas computacionais para consulta e análise de uma extensa fonte de dados. A sua utilização envolve, efetivamente, uma perspectiva que não depende apenas da quantidade de dados e da tecnologia, mas também de fatores que permitem agregar valor, melhorando a qualidade das tomadas de decisões nas organizações (GEWANDSZNAJDER, 2005; PESSOA et al , 2018 ; SILVA , 2019).
O intuito da gestão da informação está na possibilidade de melhorar o modo como os dados são utilizados nas decisões dos gestores, uma vez que só fará diferença na cadeia organizacional, caso seja utilizada de forma eficaz durante as ações tomadas (PESSOA et al. 2018 ; MARCHAND et al. 2000).
Neste contexto, o presente trabalho buscou analisar a gestão da informação sob a ótica de um ambiente de alta precisão. Adotou-se como objeto de estudo o ambiente de um centro cirúrgico de um hospital no estado de Minas Gerais, a fim de minimizar os potenciais riscos de perdas ou falhas no fluxo de informação, através da observação e mapeamento dos processos do mesmo.
O centro cirúrgico, por suas particularidades e características, constitui-se em uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar, conseqüência dos equipamentos e da tecnologia disponível, da variação recorrente em seus principais processos e de uma logística múltipla para o suporte de seu funcionamento, principalmente, pelo alto risco envolvido (DUARTE, 2006; MAIA et al. 2009). Considera-se um ambiente de alta precisão, aqueles, que erros ou falhas mínimas em seu processo, podem provocar danos irreversíveis. Um centro cirúrgico de excelência, está ligado, intrinsecamente, ao gerenciamento das normas, otimização do processo organizacional e toda rede de apoio dos serviços que necessita (PANCIERI et al. 2013).
De acordo com Maia (2009), verifica-se uma carência na gestão da informação no ambiente hospitalar. Isso pode ser observado através da análise do Banco Mundial (2006), a qual afirma que nas unidades de saúde, entre elas o hospital público, persiste a carência de uma gestáo correta da informação que permita o planejamento, mapeamento e averiguação. Este fato é recorrente apesar da quantidade considerável de sistemas de informações existentes e da quantidade de dados coletados.
O tema é aprofundado com base em um estudo de caso, observação do processo organizacional do centro cirúrgico em um hospital público mineiro. Para isso, foram realizadas visitas guiadas e entrevistas com profissionais que atuam no setor cirúrgico e que detém grande parte do conhecimento detalhado do processo de informações.
...