Trabalho sobre Nitretação Ferramentas
Por: Luciano Souza • 3/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.044 Palavras (9 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CAPIVARI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECANICA
LUCIANO DE SOUZA
LUCIANO MENESES MENDES
KIRMAIR ROLDÃO
NITRETAÇÃO
Capivari de Baixo, 30 de Maio de 2017.
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2. O que é Nitretação 3
3. Tipos de Nitretação 5
4. Procedimento Experimental 8
5. Resultados e Discussões 9
6. Conclusão 14
7. Bibliografia 15
Introdução
Esse trabalho tem por finalidade esclarecer a importância da Nitretação em aços recozidos para aumento superficial de dureza. A Nitretação é um tratamento químico que tem por objetivo o endurecimento superficial com a utilização do nitrogênio, reagindo com os elementos do aço, formando nitretos para aumento da resistência ao desgaste, fadiga e corrosão.
O tratamento com a Nitretação não requer futuros tratamentos, ou seja, como por exemplo os tratamentos térmicos, tempera e revenimento. São comumente conhecidas como três processos: Nitretação a Sais, Nitretação a Plasma e Nitretação a Gás.
O que é Nitretação
A nitretação é uma técnica de tratamento de superfície utilizado para introduzir nitrogênio em materiais metálicos para melhorar a sua dureza superficial, propriedades mecânicas, resistência à corrosão e desgaste.
A formação da camada nitretada se dá pelo fenonemo de difusão atômica, na qual os elementos formadores da camada (C), (Ni) e (B) se deslocam instersticialmente no interior do material. A profundidade da camada obtida se dará em função da temperatura e do tempo de tratamentoA ergonomia pode ser dividida, segundo Itiro Lida (2005) em:
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
A Nitretação destaca-se por sua baixa temperatura e variações dimensionais relativamente pequenas. O tratamento de nitretação não requer tempera posterior, pors o endurecimento obtido não envolve formação de martensita, ela forma uma camada superficial muito fina que possui uma alta dureza.
O motivo pelo qual há um aumento do limite de fadiga nos aços nitretados está relacionada com a introdução de tensões de compressão, juntamente com a maior resistência da camada nitretada, na superfície do aço.
[pic 8][pic 9][pic 10]
Tipos de Nitretação
A indústria, atualmente, dispõe de processos de nitretação a gás, banho de sais e recentemente evoluiu para o processo de plasma.
Um dos métodos tradicionais e mais usuais é a nitretação por meio de sais líquidos contendo cianeto e cianato, uma vez que o ambiente do sal fundido contém tanto carbono e nitrogênio, onde os dois elementos difundem-se para a superfície de peças de aço, simultaneamente, formando uma camada de carbonetos e nitretatos.
Abaixo segue alguns métodos mais utilizados:
Nitretação a Gás: o processo é o convencional, baseado na obtenção de Nitrogenio Atomico (N2) obtido da dissociação da amonia, a temperatura situa-se na faixa de 500 °C a 525 °C, quando a velocidade de dissociação da amonia é relativamente pequena. Num estágio superior a temperatura é a mesma ou pode ser aumentada para a faixa de 555 °C a 565 °C, mas, qualquer que seja a faixa de temperatura adotada, a velocidade de dissociação da amonia é muito mais elevada.
Um problema relacionado a nitretação a gás está relacionado com o crescimento do material. Mas, em função do tipo de aço, pode-se avaliar a possibilidade de usninar previamente antes mesmo de se efetuar esse tipo de nitretação.
Abaixo segue um breve resumo sobre esse processo:
[pic 11]
[pic 12]
Nitretação a Plasma: nesse tipo de processo, o plasma é o meio para trasportar nitrogenio que viabiliza a nitretação, pode ser definido como uma misturas das particulas neutra, positivas e negativas dentro de um campo elétrico. Ela consiste em submeter uma mistrua de gases, num ambiente previamente evacuado, a uma tensão elétrica formada entre as peças e a parede do anodo. O tratamento termoquimico por plasma oferece diversas vantagens quando comparado aos métodos tradicionais de nitretação a sal ou gasosa.
Dentre eles pode-se cita abaixo:
[pic 13]
[pic 14]
Nitretação a Sais: neste processo o meio nitretante é uma mistura de sais, também conhecida como nitretação tenaz, possibilita a nitretação de qualquer tipo de aço, inclusive aços-carbono, como o SAE1015 e aços rápidos, mas não produz camadas muito espessa, de modo que é preferida quando se deseja uma maior penetração superficial.
Os principais sais utilizados na nitretação líquida são os sais de sódio e potássio, essa mistura de sais possui uma temperatura de operação correspondente a 565 °C, nessa temperatura o carbono e o nitrogenio são libertados, porém, somente neste último é mais ativo a essa temperatura, difundindo-se ao ferro. A nitretação sob pressão, se introduz amonia anidra num banho de cianeto-cianato em banho com constante agitação para estimular a atividade química.
...