Trabalho sobre sistema de suspensão para composição da nota semestral
Por: Lucas Bosquesi • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.276 Palavras (14 Páginas) • 512 Visualizações
CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI “MERCEDES-BENZ”
MONTAGEM VEICULAR 1
SISTEMA DE SUSPENSÃO
LUCAS BOSQUESI , MARINA DE SOUZA, MATEUS CAVALCANTE E MATHEUS MOTA.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
LUCAS BOSQUESI , MARINA DE SOUZA, MATEUS CAVALCANTE E MATHEUS MOTA.
MONTAGEM VEICULAR 1
SISTEMAS DE SUSPENSÃO
Trabalho sobre sistema de suspensão para composição da nota semestral orientado por Me. Amarildo Fortunato Mathias. Turma M1A
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. COMPONENTES EM GERAL
3. AMORTECEDORES
3.1 Funcionamento dos Amortecedores
3.2 Movimentos de Compressão e Extensão
4. MOLAS
5. BANDEJA
6. BARRA ESTABILIZADORA
7. TIPOS DE SUSPENSÃO
7.1 SISTEMA DE SUSPENSÃO DEPENDENTE
7.2 SISTEMA DE SUSPENSÃO INDEPENDENTE
8. RODAS
8.1 COMPONENTES DO PNEU
8.2 FUNÇÕES DO PNEU
8.3 PNEUS DIAGONAIS E PNEUS RADIAIS
8.4 ARO
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A suspensão de um carro tem como função amenizar impactos e irregularidades do solo onde o veículo se encontra, além de atuar na aderência do veículo ao chão. Esse conjunto de peças evoluiu muito nas últimas décadas, integrando soluções mais simples e funcionais.
Quando o assunto é suspensão, automaticamente relacionamos algo com molas, porém o seu sistema não possui apenas elas como componentes. O sistema de suspensão é dividido em duas partes distintas: peso suspenso (carroceria) e peso não suspenso (molas, amortecedores, eixos, suportes, etc.) onde também se encaixam as rodas e os pneus.
Quando a suspensão foi ligada a carroçaria, logo no início, o eixo e o chassi separaram-se por ação das molas e logo em seguida por molas e amortecedores. O eixo era rígido e ligava uma roda à outra. Após alguns anos as rodas se tornaram independentes e, nos dias atuais, encontram-se dois tipos de suspensão (dependente e independente). Neste trabalho vamos aprofundar mais o conhecimento sobre os seus componentes e conhecer a diferença entre suspensão dependente e suspensão independente.
COMPONENTES EM GERAL
[pic 1]
3 AMORTECEDORES 4 MOLAS 5 BANDEJA 6 BARRA ESTABILIZADORA
AMORTECEDORES
O amortecedor é uma peça de aço, é instalado entre a carroceria e a suspensão do veículo, sendo um elemento de ligação entre estes componentes e controla os movimentos das molas, amortecendo suas oscilações, e também da carroceria. Sem o amortecedor seria quase impossível controlar o carro, pois o automóvel iria quicar durante todo percurso.
[pic 2]
Funcionamento dos Amortecedores
O amortecedor tem três funções básicas distintas:
1. Manter o contato dos pneus com o solo.
2. Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
3. Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.
Um amortecedor gasto no sistema de suspensão ,ou a falta do mesmo, faz com que o carro oscile desordenadamente, onde cada impulso transmitido pela roda se repita fazendo com que o veículo balance mesmo depois de passar por algum buraco ou obstáculo, colocando em risco a estabilidade do veículo. O controle feito pelos amortecedores faz com que a energia que a mola acumula durante seu movimento seja absorvida, minimizando os efeitos do deslocamento vertical gerados pelas irregularidades da superfície, assim o contato direto do solo com o conjunto das rodas não é percebido pelos passageiros, garantindo sua estabilidade.
Movimentos de Compressão e Extensão
[pic 3]
Movimento de Compressão
Quando o amortecedor é comprimido, o óleo da câmara de compressão deve ser forçado para a câmara de tração por outra série de passagens após abrir a válvula do pistão. A ação da haste introduzida no tubo de pressão ocupa um espaço na câmara de tração, portanto um volume ocupado pela haste deve ser expelido de volta para o reservatório pela válvula de compressão no conjunto de válvulas base.
O controle automático realizado pelo amortecedor possui 3 estágios, estes são divididos através dos movimentos que o veículo realiza em: baixas velocidades ou movimentos lentos, médias e altas velocidades. Cada estágio possui um controle diferente do amortecedor junto aos seus componentes.
...