TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação de associação em Δ em associação em T e vice-versa

Por:   •  25/9/2015  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Transformação de associação em Δ em associação em T e vice-versa

Beatriz Borges, Erlisson Dias Batista, Jessica Moreno, Leonardo de Jesus Pimenta dos Santos, Mateus Vieira

Centro universitário Jorge Amado: Av. Paralela, 6775 - Paralela, Salvador - BA, 41745-130

Resumo: Neste trabalho e demonstrado os resultados obtidos durante a aula prática realizada no laboratório  equivalência da transformação de um circuito associado em Δ para um associado em T e vice-versa

Palavras Chaves: transformação, circuito, associação, estrela, triângulo.

  1. Introdução

Um circuito elétrico é um arranjo de elementos interligados entre si.um exemplos de elemento elétrico é o resistor.

Os resistores são elementos que limitam a corrente de determinado dispositivo através da sua resistência ( explicar aqui como ocorre esse efeito).;

Apesar da grande variedade de resistências vendidas no mercado, os resistores ainda podem ser associados para a obtenção de novos valores. Eles podem ser associados em série, em paralelo, ou ainda em Δ ou T.

Em um circuito em série a corrente que atravessa cada componente é a mesma, contudo  a Tensão entre os terminais de cada componente pode ser diferente a depender da resistência  do componente. Em um circuito em série a resistência equivalente de qualquer número de resistores conectados em série é igual à soma das resistências individuais  R = R1 + R2 + R3... +Rn

[pic 1]

Figura 1: Exemplo de circuito cujas resistências estão em série

Um Circuito Paralelo é um circuito os terminais de entrada e os terminais de  saída das resistências, estão ligados entre si. a tensão dos  terminais de cada componente é a mesma, mas a corrente que atravessa cada componente é independente das outras, A resistência equivalente de dois resistores conectados em paralelo é igual ao produto de suas resistências dividido pela sua soma. Em um caso geral, e dada por 1/RT=1/R1+1/R2+1/R3++1/Rn.[pic 2]

 

Figura 2: Exemplo de um circuito cujas resistências estão em paralelo

No entanto, existem casos em que os arranjos de resistores não se encontram nem em série, nem em paralelo, conforme mostra a figura abaixo

[pic 3]

Figura 3: Associação de resistores em  que não estão nem em paralelo nem em série

Para esses casos, e necessário que realize uma transformação em um circuito equivalente para que a resistência equivalente seja calculada;

Se os resistores estiverem conectados conforme mostra a figura 4, dizemos que esta ligação esta conectada em Δ ou triângulo.

[pic 4]

 Figura 4: Associação em Δ

Porem, se três resistores estão associados como na figura 5 eles formam estação associados em T, também chamado de estrela ou Y.

[pic 5]

Figura 5: Associação em T

A depender do arranjo do circuito, para a realização do cálculo da resistência equivalente, é necessário a realização de artifícios de transformação de uma rede em  Δ para Y ou vice-versa.

  1. Transformações

Para transformar uma associação  em  Δ  para Y os valores da  resistência da rede em  Y será o produto dos resistores nos dois ramos adjacentes da rede Δ, dividida pela soma dos três resistores da rede Δ. Assim, seguindo a figura 6 temos:

[pic 6]

Figura 6: guia para transformações

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Para a transformação de uma associação em Y para uma rede em Δ cada resistor na rede Δ é a soma de todos os produtos possíveis dos resistores da rede Y, dividida pelo resistor oposto da rede Y. Seguindo a figura 6 temos as seguintes equações:

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

  1. Resultados Obtidos

Para a comprovação prática da transformação Δ – Y foram utilizados 3 resistores associados em triangulo e um resistor de carga e uma fonte de alimentação de  12v. Os valores dos resistores R1,R2 e R3 são respectivamente 120Ω,180Ω e 220Ω, o valor da resistência de carga utilizados foi de 330Ω. Os resistores R1, R2 e R3 estavam organizados em uma associação em Δ  de modo similar a figura 5.

Ao retirar a fonte de alimentação de 12v do circuito, com um ohmímetro é possível , naquele circuito, verificar a resistência equivalente vista entre os terminais onde estavam conectados os terminais da fonte. Além disso para mostrar a equivalência das na transformação, fora medido o valor da queda de tensão no resistor de carga.

Aplicando as equações de transformação de Δ – Y para obtenção dos resistores equivalentes para a formação da rede em y foram obtidos os seguintes resultados:

[pic 13]

[pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (345.7 Kb)   docx (359.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com