TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL

Por:   •  12/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTAREM

ENGENHARIA CIVIL

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM CONSTRUÇÃO CONVENCIONAL.

SUSTAINABLE CONSTRUCTION – A COMPARATIVE ANALYSIS WITH CONVENTIONAL CONSTRUCTION.

CAROLINA SERIQUE FEITOSA

Acadêmico de Engenharia Civil – 5° Semestre

carolinaserique@gmail.com

FERNANDO DE AZEVEDO SIQUEIRA

Acadêmico de Engenharia Civil – 4° Semestre

fernando-junior18@hotmail.com

VIVIANE DENISE LOPES

Acadêmico de Engenharia Civil – 5° Semestre

vivianetapajs@yahoo.com

RESUMO

O atual trabalho mostra a possibilidade da reutilização de garrafa PET, substituindo tijolos da alvenaria convencional, por blocos feitos com concreto e garrafa PET, para a verificação do custo beneficio, podendo enriquecer dos índices de reciclagem desse material e dando a oportunidade para as construções residenciais de baixo custo, além de ser sustentável. As garrafas PET são utilizadas apenas para depositar bebidas, depois das bebidas consumidas elas acabam se destinando a aterros sanitários. Hoje em dia, esses locais estão ficando cada vez mais insuficiente pelo motivo do crescimento populacional, com isso o consumo aumenta e a decomposição do material mais ainda, o que acarreta impactos ambientais, principalmente em rios, mares e áreas urbanas. As garrafas PET mostram eficiência em questões de isolamento térmico e resistência a esforços mecânicos, como compressão, o que torna um forte concorrente para utilização no ramo da construção civil. De acordo com nosso estudo de caso o custo da construção feita com material de garrafa PET é muito inferior ao custo de uma construção convencional e os impactos ambientais causados por esse material podem diminuir consideravelmente.

Palavra chave: garrafas PET. Reciclagem. Construção civil. Impactos ambientais. Custo.

  1. INTRODUÇÃO

A qualidade de vida dos seres humanos pode ser alterada significamente quando encontra-se novas descobertas científicas que podem ser utilizadas na produção de bens de consumo, para isto novas técnicas surgem utilizando materiais com características desejáveis para a aplicação específica que venham facilitar ou agregar à rotina das construções humanas. Neste contexto a utilização de resíduos PET (politereftalato de etileno) como componente para a fabricação de blocos estruturais e por ser uma alternativa para a redução dos resíduos PET de forma visível e destinação dos mesmos. Pode-se por exemplo reduzir o descarte de embalagens PET utilizando-as como agregado de construção civil, criando assim, uma oportunidade de inclusão social pela construção da própria casa, melhorando a condição de vida das famílias envolvidas no projeto. Tal projeto foi realizado na comunidade Boa Esperança (Santarém, Pará – Brasil), neste projeto será relatado o passo a passo da construção de uma casa desde o traço do concreto com agregados de quebradinho e PET (politereftalato de etileno). Este novo concreto foi utilizado na fabricação de blocos de concreto para a construção de uma residência unifamiliar, buscando dar uma destinação a uma pequena fração de garrafas PET, uma vez que são necessários vários blocos para se construir uma casa. Um dos intuitos do presente artigo é o de fazer uma comparação entre a construção de casas com blocos com garrafas PET (politereftalato de etileno) e uma construção convencional. A casa analisada foi construída com o apoio da comunidade na execução e também da ONG Reciclagem Solidária, que arrecadou recursos para se poder construir.

Referencial teórico

Na Amazônia, é comum observar trabalhos voluntários através de ONGs e projetos sociais, projetos de extensão e compromisso social das universidades locais. Segundo SEBRAE (consult. 2017-12-21 16:53:22), as Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que não têm fins lucrativos e realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos. Elas podem atuar nas áreas da saúde, de educação, de assistência social, econômica, ambiental, entre outras, em âmbito local, estadual, nacional e até internacional. Além da ONGs Reciclagem solidária, é possível também registrar a ONG saúde alegria que trabalaha há mais de 30 anos na reserva tapajós araiuns através do projetos de mpoderamento dos povos ribeirinhos.

Normalmente, os trabalhos comunitários, sociais são executados em meio de mutirões Segundo a Editora Porto (consult. 2017-12-21 17:56:42), Mutirão é a reunião de membros de uma comunidade para auxílio mútuo gratuito no cumprimento de determinada tarefa.

Segundo Rodrigues (consult. 2017-12-21 17:58:12), Compromisso Social é quando se decide, voluntariamente, contribuir para um ambiente mais harmonioso, implica na anoção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefícios para seus colaboradores também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente.

De acordo com os resultados de nossas pesquisas é mais em conta se fazer uma casa feita com blocos preenchidos com garrafas PET do que uma casa convencional, com isso houve uma redução significativa de concreto. A ideia desse projeto foi de duas irmãs que residem na mesma comunidade com isso fez um grande movimento para as pessoas, para que as mesmas ajudassem com a ação a qual foi toda voluntária, os custos dos materiais foram doados por crianças da Alemanha que por atitude própria deixaram de comprar seus presentes para realizar essa doação por tanto ao término da construção a mesma foi doada para um morador da comunidade. Com isso fazendo uma construção mais barata e diminuindo consideravelmente esse tipo de material no meio ambiente.

  1. METODOLOGIA

Primeiramente as idealizadoras do projeto RECICLAGEM SOLIDÁRIA, obtiveram o traço para os blocos de concreto de uma empresa respeitada de engenharia, na qual não foi fornecida o nome da empresa e do engenheiro responsável pelo traço. A realização dos blocos ecológicos foram de maneira artesanal, pois no mercado não existe uma forma ou até mesmo um método que possa ser produzido em grande escala, mesmo com essas dificuldades não desanimaram e colocaram em prática o projeto que tevem o traço 1 : 2 : ½ : 1/8 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (588 Kb)   docx (448 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com