TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO PAVIMENTO PERMEÁVEL EM ESTACIONAMENTO ABERTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  30/6/2021  •  Monografia  •  10.560 Palavras (43 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CAIQUE DE FRANÇA ALMEIDA

MATHEUS PASSOS NEVES

UTILIZAÇÃO DO PAVIMENTO PERMEÁVEL EM ESTACIONAMENTO ABERTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

TERESINA – PI

2020

CAIQUE DE FRANÇA ALMEIDA

MATHEUS PASSOS NEVES

 

UTILIZAÇÃO DO PAVIMENTO PERMEÁVEL EM ESTACIONAMENTO ABERTO:  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a coordenação Curso de Engenharia Civil da UNIFSA-PI, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil. Orientador: Prof. D.Sc. Matias Francisco Gomes de Sales.

TERESINA – PI

2020

FICHA CATALOGRÁFICA

ALMEIDA, Caíque de França Almeida e NEVES, Matheus Passos.

        Utilização do pavimento permeável em estacionamento aberto: Revisão Bibliográfica / Caíque de França Almeida e Matheus Passos Neves.

Teresina: UNIFSA, 2020

        46 p.: il.

        Monografia (graduação) – Centro Universitário Santo Agostinho, 2020

        Orientador: Matias Francisco Gomes de Sales.

        Bibliografia.

  1. Bacias hidrográficas.  2. Infiltração.  3. Pavimento permeável

CAÍQUE DE FRANÇA ALMEIDA

MATHEUS PASSOS NEVES

UTILIZAÇÃO DE PAVIMENTO PERMEÁVEL EM ESTACIONAMENTO ABERTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Santo Agostinho, como parte das exigências do curso de Engenharia Civil, para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil.

Data de aprovação: ____ de junho de 2020

________________________________________________________________________

Prof. D.Sc. Matias Francisco Gomes de Sales.

Centro Universitário Santo Agostinho

________________________________________________________________________

Prof. Esp. Gil Alves dos Santos Junior

Centro Universitário Santo Agostinho

DEDICATÓRIA

        Eu, Matheus, dedico este trabalho primeiramente a Deus, por essencial em minha vida, autor do meu destino, meu guia e quem sempre posso confiar.

 Ao meu pai Elias Neves, por sua força e determinação, a minha mãe Zilnoura Passos, por ser exemplo de mulher e que sempre esteve ao nosso lado, a minha irmã Julia Neves, pela amizade e paciência conosco.

E a todos aqueles que não mediram esforços para que nós chegássemos até esta etapa de nossas vidas.  

Eu, Caíque, dedico este trabalho primeiramente a Deus porque foi Ele que me permitiu chegar até aqui, pelas dificuldades que passei, mas, o Senhor sempre permaneceu do meu lado me dando forças e guiando meu caminho para que eu pudesse tomar as decisões corretas.

Aos meus pais, Francisco e Marta, pela determinação e luta na minha formação e dos meus irmãos Rumana e Samuel. Minha mãe, heroína que sempre me apoiou, incentivou nas horas difíceis, de desânimo e cansaço. Meu pai que apesar de todas as dificuldades, todas as batalhas diárias, o homem exemplo para minha vida me fortaleceu, brigou e acima de tudo me apoiou e tudo isso foi muito importante para que eu pudesse crescer e amadurecer.

A minha tia Edna que considero como segunda mãe e, mesmo a distância, sempre esteve e estará presente em todos os momentos da minha vida.

AGRADECIMENTOS

        Ao Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e à Coordenação de Engenharia Civil por oportunizar a realização deste curso.

        

        Ao Núcleo de Apoio Pedagógico que contribuiu com minha formação acadêmica por meio do programa monitoria.

        Ao nosso orientador, o Prof. D.Sc. Matias Francisco Gomes de Sales pelas maravilhosas contribuições para o trabalho, além da calma, paciência, dedicação, emprenho, cuidado, carinho e motivação que teve conosco.

EPÍGRAFE

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Josué 1:9

RESUMO

ALMEIDA, C.F; NEVES, M.P. Utilização do pavimento permeável em estacionamento aberto: Revisão Bibliográfica. 2020. 46 p. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Santo Agostinho. Teresina: UNIFSA, 2020        

A urbanização da paisagem tem um impacto negativo considerável na quantidade e qualidade da água de escoamento que entra em nossos lagos e riachos. Ao substituir as coberturas naturais da terra (como prados e florestas) por superfícies impermeáveis ​​(como estacionamentos e ruas), perdemos o papel de retenção de água do solo e da vegetação. O aumento do escoamento superficial de superfícies impermeáveis ​​causa inundações perigosas, danos graves à erosão nos canais de corrente, recarga diminuída das águas subterrâneas e habitat degradado para a pesca. Essas mesmas superfícies impermeáveis ​​podem transportar os muitos poluentes depositados nas áreas urbanas, como nutrientes, sedimentos, bactérias, pesticidas e cloretos. Este trabalho surgiu do seguinte questionamento: Tendo em vista a utilização do asfalto permeável em obras de engenharias atuais, qual a viabilidade da utilização do pavimento permeável para absorção de água em um estacionamento aberto? Assim o objetivo geral da pesquisa é avaliar a eficiência do asfalto poroso como elemento de drenagem e absorção em pavimentos, como parte da solução de redução do escoamento superficial, e os objetivos específicos são comparar a da taxa de escoamento superficial no pavimento permeável; analisar a capacidade de absorção do asfalto poroso e apresentar alternativa para a destinação da água absorvida pelo pavimento permeável. O método utilizado nesse trabalho será uma revisão de literatura, as bases utilizadas foram o Google Acadêmico e o Scielo, as palavras-chave utilizadas foram Bacias Hidrográficas e pavimentos permeáveis, no período entre os meses de abril e maio buscando do tema mais abrangente para os mais específicos. Ao final do estudo concluiu-se que o pavimento permeável apresentou valores superiores de escoamento superficial quando submetido a uma chuva intensa e este resultado dar-se pela deterioração do asfalto poroso que perde sua capacidade de infiltração quando em uma chuva intensa muitos detritos são absorvidos pelos poros, fazendo que os mesmos sejam obstruídos. Quanto à taxa de infiltração foi feito o teste de uma amostra em asfalto poroso na qual os resultados obtidos através Norma ASTM C1701. O valor médio para o teste de infiltração pela norma ASTM C1701 foi de 2,89x. Para encontrar o grau de infiltração dos pavimentos permeáveis foi necessário utilizar os coeficientes de permeabilidade dos solos onde os valores referentes à infiltração do solo encontraram-se na ordem de > a <.[pic 2][pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com