Unidades para construção civil
Artigo: Unidades para construção civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aguiar1001 • 22/2/2015 • Artigo • 619 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Nesta pesquisa irá encontrar-se elemento teóricos e práticos, como constituição(química) e uso cotidiano (em construção civil) sobre materiais do tipo agregado, no qual dividem-se em graúdos e miúdos, onde explicarei mais adiante suas caracterizações e diferenciações, e com isso formando o embasamento para explicar seus conceitos, processos, aplicações. Entretanto haverá pausas no desenvolver do texto para observações sobre as NBRs/ABNTs que caso aparecer e for de suma importância para o entendimento por completo do assunto.
AGREGADOS
- CONCEITO
Agregados para Construção Civil são materiais minerais, granulares, inertes, utilizados principalmente em obras de infraestrutura e edificações dentre outros.
Os agregados mais comuns são pedra britada, areia e cascalho, e são as substâncias minerais mais consumidas no Brasil e no mundo.
O termo agregado deriva do fato de que a areia e a brita são utilizadas para a fabricação de produtos artificiais resistentes através da mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos¹, e desta forma, respectivamente, serem agregados ao cimento para a fabricação do concreto e ao betume (piche) para formar o asfalto. Também se enquadram nesta definição os materiais granulares rochosos para pavimentos com ou sem adição de elementos ativos, lastro de ferrovias e enrocamentos para proteção à erosão hidráulica.
Os agregados podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita); agregados normais (brita, areia, cascalho); agregados pesados (barita, magnetita).
Conceitos químicos
- AREIA
Composição Química: material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício (SIO2), com 0,063 a 2 mm.
Histórico: a areia é uma substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre , onde foram convertidas em granito. Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. A areia é formada, principalmente por quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros.
Aplicação: a areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.
-BRITA
Aplicação: a brita é destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos,
...