VIDROS, CERÂMICA TRADICIONAL E CERÂMICA AVANÇADA
Por: Andreiddr84 • 7/8/2019 • Trabalho acadêmico • 3.753 Palavras (16 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
CPTL - CAMPUS TRÊS LAGOAS
ANDREI ROCHA BARBOSA
JOÃO PEDRO LAMEU DE FRANÇA
VIDROS, CERÂMICA TRADICIONAL E CERÂMICA AVANÇADA
TRÊS LAGOAS - MS
2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
CPTL - CAMPUS TRÊS LAGOAS
ANDREI ROCHA BARBOSA
JOÃO PEDRO LAMEU DE FRANÇA
VIDROS, CERÂMICA TRADICIONAL E CERÂMICA AVANÇADA
Trabalho apresentado a disciplina de Processamento Industrial de Materiais II do Curso de Engenharia de Produção da UFMS, de Três Lagoas – MS, como requisito parcial de aprovação, sobre a orientação da Prof. Dr. Rubens Ribeiro.
TRÊS LAGOAS - MS
2019
RESUMO
O presente trabalho descreve conceitos a respeito de vidros, cerâmica tradicional e de cerâmica avançada, traz conceitos de diferentes autores, aborda suas vantagens e desvantagens além de exemplificar algumas possíveis aplicações. A metodologia utilizada para a elaboração foi a pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo principal o aprendizado sobre tais materiais.
Palavras-chave: Conceitos, vidros, cerâmica tradicional, cerâmica avançada.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO I
2. DESENVOLVIMENTO I
2.1 VIDROS I
2.1.1 Propriedades dos Vidros I
2.1.2 Conformação do Vidro II
2.1.3 Tratamento térmico dos Vidros III
2.1.4 Vitrocerâmicos IV
2.2 PRODUTOS A BASE DE ARGILA V
2.2.1 As características das Argilas V
2.2.2 Composições dos Produtos à Base de Argila V
2.2.3 Processos de Fabricação VI
2.2.4 Caracterização da matéria prima VII
2.2.5 Preparação de massas cerâmicas VII
2.2.6 Processos de conformação IX
2.3 CERÂMICAS AVANÇADAS X
2.3.1 Propriedades X
2.3.2 Composição X
2.3.3 Processamento XI
2.3.4 Aplicações XII
3. REFERÊNCIAS XIII
1. INTRODUÇÃO
Os materiais cerâmicos em sua grande maioria enquadram-se em um esquema de aplicação-classificação que incluem os grupos: vidros, produtos à base de argila, louças brancas, abrasivos, cimentos, refratários e as cerâmicas avançadas.
2. DESENVOLVIMENTO
- VIDROS
Os vidros são basicamente sólidos cristalinos que exibe o fenômeno de transição vítrea. Pode ser produzido através de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos. Sendo em larga escala, nas industrias, e artesanalmente por meio de misturas de materiais inorgânicos, chamada de mistura vitrificável. São utilizados substancias como: areia de quartzo, soda, cal, óxido de magnésio e óxido de alumínio.
- Propriedades dos Vidros
Basicamente, suas propriedades se baseiam em transparência de durabilidade. Os materiais não cristalinos, ou vítreos, não se solidificam da mesma maneira que os materiais cristalinos. Ao diminuir a temperatura, o vidro se torna mais viscoso, deste modo, não existe uma temperatura definida em que o liquido se transforma em um sólido, como ocorre nos materiais cristalinos.
Uma das diferenças entre esses materiais está relacionado com a dependência do volume especifico em acordo com a temperatura. Ou seja, quando os materiais cristalinos alcançam sua temperatura de fusão, há uma redução descontínua em seu volume. Já nos materiais vítreos, ao reduzir a temperatura, seu volume diminui continuamente.
Na figura abaixo, pode-se analisar uma ligeira diminuição na inclinação da curva do liquido super-resfriado, isso se deve pelo fato de que o material alcançou a temperatura de transição vítrea, Tv. Assim, abaixo dessa temperatura o material é considerado vidro; acima dessa temperatura o material é primeiro, um liquido super-resfriado e por fim, liquido.
[pic 1]
- Conformação do Vidro
O vidro é produzido através do aquecimento das matérias-primas até uma temperatura acima da qual ocorre a fusão do material. A maioria dos vidros comerciais, como já ditos anteriormente, são da variedade sílica-soda-cal. A sílica é suprida como areia de quartzo; e a soda e cal, são adicionadas como soda barrilha (Na2CO3) e calcário (CaCO3). Para realizar aplicações quando a transparência ótica é importante, é necessário que o vidro produzido seja homogêneo e livre de poros. Tal homogeneidade é alcançada através da fusão e completa mistura dos materiais.
...