Verde De Malquita
Pesquisas Acadêmicas: Verde De Malquita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanaschneider • 2/4/2014 • 271 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
O composto colorido verde de malaquita reage com o hidróxido de sódio tornando-se uma solução incolor. Através da análise de transmitância deste composto, com a ajuda de um espectrofotômetro, é possível detectar a taxa de variação da concentração do mesmo com o tempo de reação. Conhecendo estes dados, é possível então construir o gráfico de transmitância versus concentração, calcular a inclinação da reta pelas equações de método da integral e equação de Stefan-Boltzmann, encontrar a velocidade específica da reação e também analisar a variação da mesma em relação à temperatura.
1 INTRODUÇÃO
O composto de verde de malaquita em contato com o hidróxido de sódio reage tornando-se incolor. Esta alteração de cor evidência a ocorrência de uma reação química.
Segundo Fogler (2009), o reator de batelada é um tanque com agitação mecânica e opera através do carregamento da carga a reagir, de uma única vez, e da retirada da carga reagida, também uma única vez.
O reator de batelada experimental, geralmente é operado isotermicamente e a volume constante, devido à facilidade de interpretação dos resultados.
Podemos determinar a conversão de reagentes em produtos (Xa) no interior do reator, através da expressão:
Xa=(CAo – CA) / CAo (1)
O valor da concentração do reagente (CA) pode ser obtido submetendo a mistura a especrofotometria pela transmitância no comprimento de onda e CAo é a concentração inicial do mesmo reagente.
Escrever mais um pouco (Pegar alguma referência)!
1.1 Objetivo
Determinar a velocidade específica da reação entre o composto verde de malaquita e hidróxido de sódio em um reator de batelada.
...