Viaduto do Chá
Por: donap • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 593 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
VISITA TÉCNICA – VIADUTO DO CHÁ
São Paulo-SP
Introdução
Estivemos presentes no Viaduto do Chá no dia 07 de Março de 2015, para uma visita técnica, com o objetivo de identificar e descrever os elementos estruturais desta obra de arte.
O Viaduto do Chá está situado no centro da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1892 e carrega este nome por na época de sua construção, estar próximo a extensas plantações de chá da Índia.
Possui 204 m de extensão e 25m de largura, liga a rua Barão de Itapetininga à rua Direita.
Pudemos observar que atualmente o viaduto é acessado por um grande numero de pessoas, veículos de pequenos e grandes portes todos os dias e também como ponto de comércio.
Detalharemos neste trabalho um breve histórico da obra, seus componentes estruturais e método construtivo.
História do Viaduto do Chá
O Viaduto do Chá foi idealizado em 1877, projetado por Jules Martin, arquiteto francês e inaugurado no ano de 1892, em madeira e metal, esta construção foi demolida em 1938, pois com o tempo, a armação metálica alemã com assoalho feito em madeira foi se desgastando com o aumento da quantidade de pessoas que por ali passavam todos os dias. Deu lugar a uma nova, fabricada com duas vezes o tamanho anterior e armação desenvolvida em concreto armado.
[pic 1]
Imagem da estrutura metálica no antigo viaduto
[pic 2]
Imagem do assoalho em madeira para pedestres; passagem de bondes sobre o viaduto
Descrição dos componentes
Tabuleiro
O viaduto é composto por 8 pórticos triarticulados.
Extensão: 204 metros.
Largura: 25 metros – (17,20 metros para pista e 3,90 aos passeios)
A parte inferior é fechada por uma laje que acompanha um intradorso dos pórticos, que é ligeiramente abobadada, já na parte superior o fechamento da-se pelo próprio estrado que recebeu a pavimentação.
Vãos: 3 vãos (Um vão central de 66 metros e Dois menores nas extremidades de 17,50 metros)
Tipo de Fundação: Estacas de concreto armado, com certa de 15 metros de profundidade.
Em cada um dos encontros do arco central da passagem superior utilizaram-se 122 estacas com diâmetro de fuste de 55cm, com alargamento na base de certa de 1 metro. As estacas eram tipo Frank, moldadas In Loco
Arquitetura: Art Déco
Componentes complementares: para o revestimento do viaduto utilizou uma nova técnica que recebeu o nome de concreto periférico para um melhor acabamento. Evitando manchas e marcas das pranchas de madeira utilizadas nas formas.
...