Virtualização De Servidores Em Gestão De TI
Artigo: Virtualização De Servidores Em Gestão De TI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cesoliveira • 10/9/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
O novo paradigma nas organizações: Virtualizar
Carlos Eduardo Souza Oliveira – Setembro 2014
Objetivo
Discutir os aspectos inerentes a virtualização e demonstrar as vantagens em custos e segurança na adoção de virtualização por empresas.
Introdução:
Vivemos a era da “nuvem” onde as mídias físicas estão desaparecendo e as informações são cada mais onipresentes e compartilhadas, isso requer novas estratégias em equipamentos para suportar essas operações, tanto do ponto de vista de custo, como (e principalmente) desempenho, talvez o principal caminho apontado é justamente a virtualização dos servidores e é isso que vamos abordar nesse relatório
O que é Virtualização:
Virtualização consiste em isolar uma estação de trabalho dentro da rede, com isso em um mesmo servidor físico, é possivel criar vários servidores “virtuais” que podem ser utilizados individualmente.
Com isso se ganha em flexibilidade e custos, o próprio sistema operacional, com ajuda de um software específico que administra os diferentes ambientes e permitem o uso de acordo com a necessidades (em alguns casos apenas um banco de dados, em outros o próprio acesso dos usuários).
Conceitos de Virtualização:
Umas das grandes vantagens da Virtualização é permitir o acesso direto de diferentes camadas, um bom exemplo é a possibilidade de deixar a aplicação ou próprio usuário acessar o hardware, isolando o ambiente e não necessitando de sistema operacional.
Outra possibilidade é separar a interface da aplicação em si, ou seja, em um ambiente virtualizado se processam os acessos de usuário e no outro a base da solução, isso garante segurança e escalabilidade ao sistema.
No final das contas, ao usar o sistema no seu computador, o usuário poderá estar acessando apenas soluções e softwares remotos, e com isso, ele pode ter um login único que permite ter exatamente o mesmo ambiente de trabalho em qualquer lugar.
No caso dos servidores, ao usar a virtualização, se facilita a escalabilidade dos recursos, pois os mesmo podem ser balanceados e trabalhar num cluster, ou seja se um falhar, existe o “backup” integrado virtualmente que assume as funções.
Outro benefício é a economia de tempo que se tem ao instalar um aplicativo para algum usuário. Ao invés de instalar diretamente na máquina é colocado o aplicativo no Desktop do usuário remotamente, sendo que o mesmo já está instalado em rede, tudo isto feito sem que o usuário ou o técnico do TI precise sair do local de trabalho.
De acordo com dados da VMware, a virtualização, combinada à consolidação de servidores, reduz em até 53% os custos com hardware e 79% os custos operacionais, gerando uma economia média de até 64% para a empresa que adota a solução (http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/08/01/idgnoticia.2006-07-31.7918579158/paginador/pagina_2, 2008). Ajudando no faturamento liquido das empresas e com a possibilidade de converter os lucros em mais investimentos.
Comparação:
CONCLUSÃO
Assim como os conceitos de cloud, a virtualização
...