Visita técnica
Por: elianabonizio • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 734 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Introdução à Engenharia Química
Relatório Visita Técnica à Usina Ipiranga
Grupo: Leonardo Martins RA 598100
Mariela Bonizio RA 598070
Monica Faria RA 598038
Julho/2014
A. Dados gerais: localização, data em que entrou em operação, tipo de capital (multinacional ou nacional), outras unidades industriais localizadas no Brasil e no exterior.
O Grupo Ipiranga foi criado em 1998, sendo que neste ano sua primeira unidade, localizada na cidade de Mococa, interior do estado de São Paulo, entrou em operação. Quatro anos depois, em 2002, sua segunda unidade foi inaugurada na cidade de Descalvado, também no interior de São Paulo, sendo esta a unidade visitada pelos alunos. Em 2005, outra unidade foi inaugurada na cidade de Iacanga – SP, totalizando as três unidades em funcionamento.
O grupo é sócio da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (COPERSUCAR S.A.), que é uma sociedade anônima de capital fechado constituída em 2008 que conta, hoje, com 47 unidades produtoras sócias, pertencentes a 24 grupos econômicos.
B. Dados administrativos (número de operários, técnicos e engenheiros, número de turnos).
A unidade de Descalvado conta com 25 funcionários (dentre eles, cinco engenheiros), que se revezam em três turnos de trabalho:
- 1º turno: 7h00min às 15h30min;
- 2º turno: 15h30min às 23h40min;
- 3º turno: 23h40min às 7h00min.
C. Descrição do processo, com fluxograma (ou diagrama de blocos) para representar o processo de produção.
A Usina Ipiranga produz açúcar e álcool, conforme mostra os diagramas de bloco abaixo:
- Produção de açúcar
[pic 3]
- Produção de álcool
[pic 4]
D. Propriedades e aplicações dos produtos
Os produtos da Usina Ipiranga são o álcool e o açúcar derivados da cana de açúcar, o açúcar produzido é o açúcar de exportação chamado VVHP, não é próprio para o comércio devido à sua coloração, por isso é vendido para outras indústrias que por sua vez fazem o refino do produto. O álcool produzido é o álcool etílico, ou etanol, com fórmula C2H5OH, utilizado como combustível para inúmeras máquinas, como, por exemplo, automóveis.
E. Informações gerais sobre o processo (contínuo ou descontínuo, nível de automação da planta, produção mensal, fontes de matérias-primas, controle de qualidade, fontes de energia);
A produção anual da usina Ipiranga esperada para o ano de 2014 é de 104 mil toneladas de açúcar e 67 milhões de litros de álcool, o que traduz uma produção mensal de 8600 toneladas de açúcar e 5580000 litros de álcool, caso a usina funcione 12 meses do ano. O processo de produção é contínuo embora necessite da supervisão humana para algumas partes da produção, podendo causar sua descontinuidade.
Cerca de 90% da cana é proveniente da colheita mecanizada e 10% vem da colheita manual (tais números poderão sofrer alteração para o próximo ano, visando o aumento da mecanização da colheita).
O controle de qualidade é feito em várias partes do processo, sendo que no início é testada a cana de açúcar recebida, para tomar conhecimento do °brix do lote recebido. A amostra retirada nesta etapa é enviada para análise, para o açúcar, antes de ir para o secador é mandada uma amostra para o laboratório a fim de se analisar acidez, cor e porcentagem de impureza contidos no açúcar, para o álcool tal análise é feita depois da destilação com densímetro digital e uma amostra é enviada para análise de porcentagem de água e pH.
...