Wilson Sisan
Casos: Wilson Sisan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilsonsisan • 28/11/2013 • 2.493 Palavras (10 Páginas) • 483 Visualizações
Ética e Relações humanas no trabalho
RELATÓRIO SOBRE FILME, COM FOCO EM ÉTICA PROFISSIONAL
Curso: Superior de Tecnologia em Logística.
Professor EAD: Me. Maurício Dias.
Tutor EAD: Tiago Merlone Pereira.
Grupo: RA:
Flavia Pereira Galvão 408998
Gesymara de Souza Rodrigues 426356
Luciete de Oliveira Corrêa 409005
Rafael Santos Paiva 426702
Wilson da Silva Santos 422447
MACAÉ-RJ, de Junho de 2013
Introdução
Ética e Administração
Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.
Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos.
É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.
Um dos assuntos mais abordados atualmente, no qual muitas profissões chegam a criar manuais sobre tal assunto com normas a ser seguidas e respeitadas pela classe, chama-se Ética Profissional. Não só no ambiente de trabalho, mas também na vida em sociedade, a ética é um assunto muito discutido e valorizado por nós.
Geralmente as questões éticas estão envolvidas principalmente com dois assuntos: dinheiro e poder. Algumas pessoas são tão obsessivas em buscar o máximo seja de dinheiro ou de poder, que acabam ultrapassando os "limites éticos", as leis e a própria ordem de respeito e responsabilidade coletiva dentro da sociedade que está inserido tal indivíduo.
Tudo seria mais fácil se todos apenas agissem de acordo com "Não faça ao próximo o que não quer para ti". Mas não funcionaria. Faz parte do "ser" humano fazer sempre algo a mais, ultrapassar limites. A ética é um desses limites.
Os desafios do mercado atual , as falhas éticas, os desvios de condutas nas empresas, colocam dilemas éticos que exigem uma mudança de postura de acordo com certa noção de integridade.
Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado.
Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc. Aí está o grande desafio do administrador. Em que momento, somos, ou deixamos de ser éticos, na sociedade moderna? Há ética, na globalização?
Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador.
Ser fiel aos princípios de vida em sociedade; respeitar as opiniões divergentes; ser leal aos objetivos organizacionais; ser coerente e ter a consciência de que é preciso estar sempre procurando aprender mais.
Por isso, buscar a ética é muito mais que uma questão de valor profissional, de vida em sociedade. Está relacionada com o nível pessoal. Para cada um a ética é diferente, moldada de acordo com os valores que cada um acha importante. Dificilmente será ampla e perfeita, muito menos respeitada por todos. Mas é por ela que a vida em sociedade é constituída.
A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”
O filme “Amor sem escalas”,retrata a vida de um profissional (George Clooney) que tem por função demitir funcionários de empresas em crises, além de fazer palestras motivacionais.
No filme mostra questões sobre o desapego deste profissional em relação a interação com as pessoas, não criando vínculos e agindo de forma fria e egocêntrica, pondo o seu trabalho em primeiro plano.
Seu trabalho não envolve comprometimento, e é ai que a Ética profissional entra, dando ênfase neste comprometimento que é muito importante em um profissional dentro de uma empresa (e vice-versa). A Ética no ambiente de trabalho tem como função, trazer harmonia e bons resultados e não o contrário.
No filme fica claro que a vida deste profissional é solitária e vazia, mas que ele se sente muito satisfeito com ela, não pensando na possibilidade de modificar o seu estilo de vida. É prejudicial para o ser humano viver só, sem estabelecer relações sociais, uma vez que o homem sem vida própria segue aquilo que julga ser o melhor pra si mesmo (neste caso, o trabalho).
No ambiente empresarial é importante que a atuação do chefe contemple desde o processo seletivo até a demissão do funcionário, porém o que se vê neste filme é o não comprometimento do chefe com os seus funcionários (o comprometimento é uma questão Ética), visto que para o funcionário, a opinião do chefe é muito importante, sendo muito importante uma conversa
...