Wimax No Brasil
Ensaios: Wimax No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelyp • 16/3/2015 • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 672 Visualizações
FACULDADES SPEI
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
TRABALHO SEMESTRAL DE DISCIPLINA
CURITIBA
2009
FACULDADES SPEI
MARCEL VALERIANO
RAFAEL YOSHINO
SYDNEI TOMITA
Sistemas de Informação Gerenciais
Proposta do Trabalho Semestral apresentado ao Curso de Bacharelado de Sistemas de Informação, Faculdades Spei, para a disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais.
Professor: Douglas
CURITIBA
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 VANTAGENS E DESVANTAGENS
2.1 Vantagens
2.2 Desvantagens
3 WIMAX NO BRASIL
4 FOCO
5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E O WIMAX
6 CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). O termo WiMAX foi criado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicação.
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial), com estudos científicos para se chegar a 10Gbps. O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc. O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens
Diminui custos de infra-estrutura de banda larga para conexão com o usuário final (last mile);
Deverá ter uma aceitação grande por usuários, seguindo a tecnologia Wi-Fi (IEEE 802.11) e diminuindo ainda mais os custos da tecnologia;
Possibilitará, segundo a especificação, altas taxas de transmissão de dados;
Possibilitará a criação de uma rede de cobertura de conexão de Internet similar à de cobertura celular, permitindo acesso à Internet mesmo em movimento;
Existe amplo suporte do desenvolvimento e aprimoramento desta tecnologia por parte da indústria
Desvantagens
Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustração quanto à taxa de transmissão;
Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido;
Pode, em alguns paises, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente;
Em alguns países a tecnologia já foi inviabilizada devido a uma política específica para proteção do investimento de capital (CAPEX), já realizado com licenças da tecnologia de telefonia móvel UMTS.
Nas faixas de frequência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.
O benefício crucial do padrão WiMAX é a oferta de conexão internet banda larga em regiões onde não existe infra-estrutura de cabelagem telefónica ou de TV por Cabo, que sem a menor dúvida são muito mais custosos. Este benefício econômico do padrão sem fio para redes MAN proporciona a difusão dos serviços de banda larga em países em desenvolvimento, influenciando diretamente na melhoria das telecomunicações do país e conseqüentemente no seu desenvolvimento.
WIMAX NO BRASIL
Um serviço wimax da Embratel que começou a ser fornecido no início de 2008 para pequenas e médias empresas, consiste em oferecer banda larga e telefonia voip sem a necessidade de provedor de acesso nem de linha telefônica convencional.
FOCO
Este mercado será a “locomotiva” do WIMAX no primeiro momento. Aqui estarão os clientes que realmente “pagam à conta” e querem serviços de Redes WiMAX com muita qualidade.
A tecnologia WiMAX poderá oferecer a este mercado soluções similares àquelas de linhas privativas, Frame Relay e acessos IP (para voz – principalmente VoIP, dados e Internet). Mas por que o mercado corporativo utilizaria o WiMAX já que existem soluções com fio para atendê-los?
“Tempo é dinheiro”, esta é a palavra chave. Todas as soluções das Operadoras de Telecom exigem um prazo de instalação que gira em torno de 30 a 60 dias. (Uma solução wireless é disponibilizada em muito menos tempo, 24 horas para ativação em regiões
...