Ética e Moral
Por: Elisangela Rodrigues • 23/11/2015 • Resenha • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Elisangela Rodrigues de Oliveira RA: C37972-7
Turma: EB2V30
Disciplina: Ética
Professor: José Rogério
Ética e Moral
Brasília, 2015
UNIP- Universidade Paulista
Elisangela Rodrigues de Oliveira RA: C37972-7
Turma: EB2V30
Disciplina: Ética
Professor: José Rogério
Trabalho apresentado à disciplina de Ética ao professor José Rogério, na instituição de ensino da Universidade Paulista, Campus Brasília, em Setembro de 2015.
Brasília, 2015
Sumário
Conceitos
Evolução
Concepções e modelos
Modelos de comportamentos
Ética e cultura
Ética nas redes sociais
Referencias
Ética e moral
Conceitos
Segundo o dicionário ética na filosofia se direciona a análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. E a moral é parte da filosofia que trata dos costumes, dos deveres e do modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes. Como se pode perceber os dois conceitos são distintos, porém muitos semelhantes. De maneira menos formal, a moral está integrada a ética.
A moral são “regras” feitas a partir do cotidiano na sociedade, e usadas de maneira espontânea. Servindo como “modelo” para suas ações, julgamentos, distinção do “certo ou errado”. Adquiridas pela educação e tradição, no qual compõem seus costumes, valores, caráter, virtudes, crenças, religião e criações.
Já a ética por sua vez, se compõe desses conhecimentos tirados do comportamento da sociedade como um todo, de maneira a refletir a moral. E genericamente falando, ambas são responsáveis por guiar a vivencia da humanidade. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Evolução
Nem sempre a ética teve o formato que conhecemos, o seu significado foi se modificando ao longo do tempo. Iniciou-se na Grécia, com um contexto voltado para o mítico e religioso e nessa época não tinha uma visão de normas universais. Por exemplo: Eles usavam o conhecimento de maneira persuasiva e de argumentação, disseminava as informações através de trocas.
Porém para o filósofo Sócrates o verdadeiro objeto do conhecimento seria a alma humana, onde reside a verdade e a possibilidade de alcançar a felicidade. E contrariando o conhecimento mencionado anteriormente da Grécia, a moral seria racionalista e universal. Sendo um saber adquirido pelo próprio individuo e seu interior. Segundo Sócrates (470-399 a.C) “A virtude humana consiste na busca do conhecimento para alcançar a felicidade. O verdadeiro objeto do conhecimento é a alma humana.”
E Platão (427-347 a.c) tratou a ética como componente indissociável da vida política e relações coletivas. Onde ocorria uma separação entre o corpo e a alma.
Já a sociedade medieval tinha uma visão voltada para áreas econômicas, sociais e principalmente espirituais, voltado para a Igreja Cristã. Retratando a ética no cotidiano que se sujeitavam a vontades divinas, pois os homens eram dependentes de Deus.
E por fim ética e moral chegaram ao conceito que conhecemos atualmente, sabendo que a moral e a ética estão associadas, e que mantém um objetivo em comum.
Um claro exemplo de moral atualmente é o costume praticado na África que são as mutilações femininas que são consideradas normais, moralmente falando, porem isso aqui no Brasil é extremamente “errado”, pois o contrário não faz parte de nossos costumes.
Outro exemplo é uma pessoa encontrar uma carteira de dinheiro sabendo a quem pertence e na oportunidade não a devolve, agindo sem ética. Outro fato é um motorista seguir as leis de trânsitos, isso é correto eticamente falando. Um exemplo contrario é de um médico fazer comentários impróprios sobre seus pacientes para terceiros.
A ética ou falta da mesma, pode abranger várias áreas, como a social, cultural, profissional, politica, ambiental entre outras. E a moral por sua vez, pode variar devido a espaços geográficos e culturais.
Concepções e modelos
Uma das funções de ética é estabelecer limites das ações dos seres humanos enquanto sociedade, a fim de estipular um comportamento em conjunto que seja válido, sendo responsável a proporcionar o convívio social, e profissional mais ameno e “correto”. É exercida para que haja equilíbrio social de maneira mais satisfatória. Com o mesmo intuito existe a moral, apesar de ser mais subjetiva, é o limite que rege a sociedade de modo que seja conveniente ao desenvolvimento da vida individual e social.
...