EFEITO DOS SABONETES ÍNTIMOS LÍQUIDOS SOBRE O TRATO GENITAL FEMININO
Por: Janaína Sousa • 14/12/2016 • Artigo • 2.228 Palavras (9 Páginas) • 514 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO
CÂMPUS CERES
JANAINA APARECIDA SOUSA
KAYRA FRANCYELLE TEIXEIRA OLIVEIRA
EFEITO DOS SABONETES ÍNTIMOS LÍQUIDOS SOBRE O TRATO GENITAL FEMININO
Ceres - GO
Novembro de 2016
[pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO
CÂMPUS CERES
JANAINA APARECIDA SOUSA
KAYRA FRANCYELLE TEIXEIRA OLIVEIRA
EFEITO DOS SABONETES ÍNTIMOS LÍQUIDOS SOBRE O TRATO GENITAL FEMININO
Trabalho apresentado a Prof. Dra.Flávia Abráo Pessoa para a disciplina de Bioestatistica, pelo Instituto Federal Goiano, Campus Ceres.
Ceres - GO
Novembro de 2016
EFEITO DOS SABONETES ÍNTIMOS LÍQUIDOS SOBRE O TRATO GENITAL FEMININO
Janaína Aparecida Sousa
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Instituto Federal Goiano Campus Ceres - ininhaas@gmail.com
Kayra Francyelle Teixeira Oliveira
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Instituto Federal Goiano Campus Ceres - ininhaas@gmail.com
Endereço para correspondência:
Instituto Federal Goiano Campus Ceres - Go
CEP - 76300-000
Fone/Fax: (62) 3307-7100
e-mail: ininhaas@gmail.com
RESUMO: INTRODUÇÃO – Ao longo dos últimos anos, tem sido notado um grande aumento no número de sabonetes íntimos femininos disponíveis para a venda no comércio, destacando-se entre estes os de apresentação líquida. A maioria destes sabonetes tem como principal intenção manter a região genital limpa, podendo prevenir também infecções da genitália feminina. OBJETIVO – Descrever os aspectos relacionados ao uso de determinados sabonetes íntimos líquidos, destacando sua ação em relação ao pH da vagina, eliminação da microbiota genital feminina, mudança nos odores naturais, mensurando sua capacidade para provocar irritação local. METODOLOGIA– Foi utilizado o Delineamento em Blocos Casualizados (DBC), onde foram avaliados 5 tratamentos em um delineamento totalmente ao acaso com 4 repetições, compostas por 4 mulheres em cada unidade experimental. Após análise exploratória dos dados, aplicou-se analise de variância, e em caso de significância, as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott com análise de significância de 1%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO – Todos os tratamentos utilizados surtiram efeito sobre a amostra estudada. As unidades experimentais submetidas ao tratamento 1 mostraram menor efeito do mesmo sobre o trato genital. O melhor desempenho foi identificado utilizando-se o tratamento 1. Entretanto, os tratamentos utilizados de uma maneira geral seguem com significância (p < .01). CONSIDERAÇÕES FINAIS – Esse estudo demonstrou que os tratamentos utilizados exercem efeito semelhante sobre o trato genital feminino. Observou-se que os dados obtiveram um linear de regularidade, tendo sido classificado como o de melhor desempenho o tratamento de número 5 (que utilizou o sabonete íntimo Protex®), que foi caracterizado em todas as análises como letra “a” que corresponde ao melhor posicionamento. Os gráficos de dispersão demonstrados identificam a correlacão pertinente entre as variáveis resposta, onde apresentaram coeficiente de dispersão alto (4) e muito alto (1, 2, 3).
Palavras-chave: Sabonetes íntimos; microbiota vaginal; trato genital
INTRODUÇÃO
Ao longo dos últimos anos, tem sido notado um grande aumento no número de sabonetes íntimos femininos disponíveis para a venda no comércio, destacando-se entre estes os de apresentação líquida. A maioria destes sabonetes tem como principal intenção manter a região genital limpa, com uma sensação de frescor e bem-estar, podendo prevenir também infecções da genitália feminina (JÁRMY-DI BELLA, et al, 2009).
A utilização desses sabonetes corriqueiramente é questionada por médicos especialistas na área de ginecologia, pois os referidos podem promover uma acidificação no pH vaginal, bem como alterar a microbiota fisiológica provocando irritações e alergias locais (GUERREIRO, et al, 1986).
A quantidade de mulheres que aderem ao uso dos sabonetes íntimos vem aumentando a cada dia, tendo em vista que sua utilização propicia uma diminuição dos odores naturais da vagina, o que para mulheres que passam horas fora de casa é extremamente confortável e propício. Entretanto, a redução desses odores pode mascarar infecções que necessitam de tratamento (JÁRMY-DI BELLA, et al, 2009).
O objetivo deste artigo é descrever os aspectos relacionados ao uso de determinados sabonetes íntimos líquidos, destacando sua ação em relação ao pH da vagina, eliminação da microbiota genital feminina, mudança nos odores naturais, mensurando sua capacidade para provocar irritação local.
HIPÓTESE ESTATÍSTICA
Os diferentes tipos de sabonetes íntimos líquidos exercem efeito semelhante sobre o trato vaginal.
METODOLOGIA
Foi estudado material colhido de 20 mulheres, as quais, para fim de minimizar o impacto dos resultados, foram selecionadas com perfil etário, fisiológico, social e bioquímico semelhantes.
As mulheres foram submetidas a um período de adaptação de 7 dias ao tratamento utilizado, e, ao oitavo dia foi realizada a coleta do material. As coletas foram realizadas em um mesmo período, uma em seguida da outra. Não foram realizados banhos nem duchas vaginais prévias. As mulheres examinadas foram colocadas em macas, na posição ginecológica, em seguida foi introduzido um espéculo vaginal estéril, de tamanho adequado para cada biotipo.
...