ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Por: Guilherme120816 • 9/6/2017 • Trabalho acadêmico • 5.441 Palavras (22 Páginas) • 307 Visualizações
FACULDADE DOS GUARARAPES- FG
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
BRUNO CESAR VIEIRA
ENERGIA EÓLICA: desafios e melhorias no processo
RECIFE
2016
BRUNO CESAR VIEIRA
ENERGIA EÓLICA: desafios e melhorias no processo
[pic 1]
RECIFE
2016
ENERGIA EÓLICA: desafios e melhorias no processo
Bruno Cesar Vieira[1]
RESUMO
A energia eólica no Brasil passou por um período de lento crescimento, porém, os projetos contratados nos últimos três anos deverão quintuplicar a capacidade instalada. É a tecnologia limpa que mais tem crescido na última década, trazendo benefícios ambientais e sociais para diversos países. Nosso trabalho buscou quantificar a geração de empregos diretos e indiretos pela energia eólica no país. Até 2020, serão gerados 195 mil empregos, e 70% desses são diretos, a maioria na construção civil, com grande potencial para a criação de empregos em localidades rurais. Assim, a energia eólica deverá contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável do país.
Palavra-chave: Energia eólica. Empregos. Desenvolvimento sustentável.
ABSTRACT
Wind power development in Brazil hasexperienced a long period of slow growth; however, projects contracted over the last three years might increase the current installed capacity by fivefold. This was the fastest growing clean energy technology over the last decade, bringing environmental and social benefits to several countries. Our work has determined direct and indirect job creation potential due to indigenous wind power deployment. About 195,000 jobs will be created up to 2020, out of which 70% direct, and most of them in construction, which has great local job creation potential. Therefore, wind power plays a major role in the sustainable development of the country.
Keywords: Wind power. Employment. Sustainable development.
SUMÁRIO
- METODOLOGIA……………………………………………………………….4
- OBJETIVOS……………………………………………………………………4
- Objetivo Geral.........................................................................................4
- Objetivos Específicos...........................................................................4
- INTRODUÇÃO..........................................................................................5
- Energia Eólica..........................................................................................7
- Vantagens e Desvantagens................................................................11
- Vantagens..............................................................................................11
- Desvantagens.......................................................................................12
- As tecnologias de energias renováveis e o desenvolvimento sustentável............................................................................................14
- Os empregos na energia eólica..........................................................17
- Um breve panorama da energia eólica no Brasil...............................18
9. CONCLUSÃO..........................................................................................21
- REFERÊNCIAS.......................................................................................23
- METODOLOGIA
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Analisar o potencial eólico como alternativa na matriz energética no Nordeste Brasileiro.
- Objetivos Especícicos
- a) Levantar o potencial eólico brasileiro fazendo uma analise dos recursos disponíveis, através de estudos realizados sobre as condições dos ventos;
- b) Identificar a utilização de energia eólica como fonte alternativa de geração de energia elétrica como uma opção no contexto da matriz energética no setor elétrico brasileiro;
- c) Identificar os desafios existentes na implantação deste sistema renovável de produção de energia elétrica.
- INTRODUÇÃO
Com a evolução da Pesquisa Cientifica e da Tecnologia, proporciona ao mesmo tempo o avanço e o bem estar de muitas pessoas, e deste modo, têm gerado uma série de dúvidas e anseios. Estima-se que até o ano de 2050, haverá um acréscimo de 30% da produção mundial atual, e com isso acarretará maiores consumo de energia nos anos seguintes.
Entende-se que o intensivo uso de combustíveis fósseis, hoje utilizada como maior fonte de energia, é a grande causadora das mudanças climáticas que ameaçam as condições de manutenção do planeta. Assim, o grande desafio dos campos atuais será em promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, faz-se necessário a inserção de alternativas que possibilitem a garantia desse crescimento e sobrevivência da população. Considerando a incapacidade das fontes de recursos energéticos não renováveis, ao atendimento dessas novas demandas de consumo, tem-se o surgimento das chamadas energias alternativas, e em especial a energia eólica, como meio de novas perspectivas na substituição e inversão da atual matriz energética mundial.
...