TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio De Gestão

Por:   •  27/9/2024  •  Trabalho acadêmico  •  5.087 Palavras (21 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

2. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR..............................................7

4. RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        11

5. OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO DA ESCOLA...................13

6. OBSERVAÇÃO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA OU ADMINISTRATIVA        15

7. ELABORAÇÃO DE ATA DA REUNIÃO ESCOLAR        16

8. OBSERVAÇÃO DA ROTINA DA EQUIPE PEDAGÓGICA....................................17

9. ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO        18

10. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO...........................................................21

12.VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERENCIAS .........................................................................................................25

INTRODUÇÃO

O estágio acadêmico de gestão, do curso de licenciatura em matemática, foi realizado na escola Marilda Gouveia Viana, situada na rua Campo Grande n° 940 bairro João Eduardo I, em Rio Branco estado do Acre. Durante o estágio foi realizado observações e práticas de como atuar na área de gestão escolar, dentre as atividades desenvolvidas no período de estágio estão: observar a rotina da equipe diretiva, coordenativas e secretários, assim como aprender a organizar pastas e realizar envios de informações referente ao ano letivo. A realização deste estagio se deu por ser uma matéria obrigatória dentro do curso, e de grande importância já que o aluno viverá na prática o exercício de sua profissão. O período de realização foi 100 horas e no final do estágio os resultados que foi obtido foi de forma positiva com inúmeros aprendizados e vivencias do aluno com a instituição e o ambiente de trabalho da equipe de gestão da instituição escolar, foi desenvolvido conhecimento de como atuar nesse campo de como funciona todo o processo de envio e recebimento de materiais, trabalhos e provas, através do regimento escolar foi visto todos os termos a ser seguidos assim como, a função que cada um exerce e diversos outros resultados de importância para uma formação.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Analisando o cenário atual da educação no Brasil, vemos quão significante tem sido a democratização escolar, fazendo uma viagem ao passado e observando a história do Brasil, é visto portanto um crescimento dentro da educação na parte democrática tornando maior ainda desde a Constituição Federal, regulamentada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) n° 9.394/96 e no Plano Nacional de Educação (2014 – 2024). (SILVA BERNARDO et al, 2018)

Ao longo dos anos foram surgindo diversos programas do governo voltado para a melhoria da educação brasileira, isto em busca de uma qualidade dentro do sistema educacional para que estudantes não só tenha uma visão de futuro dentro da escola, mais também a partir do momento que saem para sociedade em geral e para suas famílias.

Dourado, Santos e Oliveira (2007, p.6) destacam que                                                                                                                                                         “A qualidade da educação é um fenômeno complexo, abrangente e que envolve múltiplas dimensões, não podendo ser apreendido apenas por um reconhecimento da variedade e das quantidades mínimas de insumos considerados indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, e muito menos, pode ser apreendido sem tais insumos. [...] Desse modo, a qualidade da educação é definida envolvendo a relação entre os recursos materiais e humanos, bem como, a partir da relação que ocorre na escola e na sala de aula [...]”. Diante de muita dedicação pela melhora da educação, destaca – se a presença de pais, alunos e comunidade em torno do ambiente escolar, foi visto então que muitos gestores escolares eram escolhidos para comandar uma escola através de indicações, portanto foi colocado em pauta e já prevalecendo a votação para a escolha de diretores, com os pais e alunos votando para decidir o novo gestor. No campo educacional a Carta Magna prescreve a gestão democrática de ensino público, na qual “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridade”

No Brasil, o Estado Democrático foi instituído “através de representantes constituídos legalmente pelo povo com voto direto, tem sua atuação, tanto do povo quanto do governo delimitada pela Carta Magna: Constituição da República Federativa do Brasil” (MONTEIRO; GONZÁLES; GARCIA, 2011, p. 86). Através do voto direto pais e alunos podem escolher de forma democrática seus gestores escolares trazendo assim confiança na relação escola família, podendo também colocar gestores que estejam aptos a desenvolverem um trabalho de qualidade durante seus mandatos. Sabemos que a luta pelas melhorias na educação são grandes por parte de professores, gestores, pais e alunos, muitas dificuldades são encontradas para que o conhecimento seja repassado de forma adequada e traga retorno positivo dentro da sociedade, formando bons cidadãos e trazendo um desenvolvimento de qualidade.

Portanto medidas educacionais são implementadas a cada ano, mesmo assim gestores enfrentam a realidade dura de uma escola todos os dias, programas de incentivo do governo para que alunos mantenham – se na escola são de fundamental importância para manter um bom nível de uma escola, porém muitas das vezes os recursos não são suficientes para que a educação dos alunos seja passada da forma correta. No entanto o Projeto Político Pedagógico (PPP) é a base para todos os programas e projetos que adentram as unidades escolares, o PPP é um documento no qual pode se observar o trabalho integrado entre coordenadores, orientadores e gestores escolares e em uma atuação conjunta de professores, pais, alunos, funcionário e toda comunidade escolar. O gestor diante da função que lhe foi confiada, seja por indicação, consulta pública, eleição ou outro meio, precisa atuar como articulador do processo ensino aprendizagem, focando na qualidade educacional dos educandos. Para alcançar a qualidade para além dos indicadores educacionais e dos desempenho em avaliações externas ou internas. Por esse motivo as apostas são no Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente, que situa a escola, reflete sobre a história, a filosofia e referências dentro do sistema escolar, além de traçar uma diretriz e diagnosticar a realidade que precisa ser pautada com ações que envolvem todos os atores da escola. Portanto a gestão escolar tem um enorme desafio de propiciar uma gestão democrática nas unidades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (356.6 Kb)   docx (150.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com