Frio ocupacional: Câmara fria de empresas alimentícias de pequeno porte
Por: Matheusoliveira28 Oliveira • 6/6/2018 • Artigo • 3.750 Palavras (15 Páginas) • 370 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
oliveira de souza
frio ocupacional:câmara fria de empresas alimentícias de pequeno porte.
itaperuna-rj
2017
oliveira de souza
frio ocupacional:câmara fria de empresas alimentícias de pequeno porte.
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia como requisito para conclusão do Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Orientador: Denise Aparecida Rosa
ITAPERUNA-RJ
2017
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Fachada da empresa 7
Figura 2: Frostbite 10
Figura 3: Imagem da porta da câmara fria 15
Figura 4: Imagem do chão da câmara 16
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Tabela de descanso 8
Tabela 2: Tabela de ciclos de trabalho-descanso. 9
Tabela 3: Quadro de temperatura interna 12
Tabela 4:Cronograma de melhorias na empresa. 18
Tabela 5:Cronograma da elaboração do projeto. 18
SUMÁRIO
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 5
2 Objetivos 6
2.1 OBJETIVOS GERAIS 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 REVISÃO DA LITERATURA 6
3.1 EMPRESA 6
3.2 NORMAS REGULAMENTADORAS RELACIONADA AO FRIO 7
3.3 EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO FRIO 9
3.4 CONSEQUÊNCIA A EXPOSIÇÂO AO FRIO 10
3.5 MEDIDAS DE CONTROLE 12
3.6 INSALUBRIDADE AO FRIO 13
3.7 VERIFICAÇÕES DE SEGURANÇA EM CÂMARA FRIA 14
3.8 CONCLUSÃO 16
4 METODOLOGIA 16
4.1 TIPO DE PESQUISA 16
4.2 AMBIENTE DA PESQUISA 17
4.3 MÉTODOS 17
4.4 TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS 17
5 CRONOGRAMA 18
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 19
1 INTRODUÇÃO
O ano de 1856 foi marcante para a história mundial, pois, neste período foi-se desenvolvida, pelo australiano James Harrison, a primeira máquina refrigeradora. Seu desenvolvimento se fez imprescindível, pois, havia, na época, a necessidade de se realizar a refrigeração de bens alimentícios, como a carne e a cerveja. (CAMPACCI, 2012)
O primeiro aparelho produzido no Brasil foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, Wittich Freitag, um comerciante bem sucedido da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville.
Ter uma câmara fria na empresa, na fábrica é indispensável para os setores que utilizam este equipamento. Normalmente, câmara frigorífica é utilizada em cadeias fast food, atacadista, cozinhas industriais, frigoríficos, hospitais, hotéis, indústrias alimentícia, entre outros. Devido ao decorrer do tempo com o aumento de câmaras e a exposição ao frio cada vez maior, houve a necessidade de cuidar deste assunto de
O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte. (Matos, 2007).
Condição confirmada por Rio e Pires (1999), no qual as autoras afirmam que os trabalhadores expostos a temperaturas abaixo ou acima dos limites de tolerância vão ao longo da jornada de trabalho perdendo sua eficiência, isso em razão do consumo dos elementos nutrientes, as temperaturas abaixo ou acima dos limites de conforto térmico, limites dentro dos quais as temperaturas efetivas são confortáveis, geram desconforto e podem influenciar negativamente o desempenho das pessoas durante suas atividades.
Visando a preservação da saúde do trabalhador e a qualidade de trabalho em ambientes com elevado índice de refrigeração, o presente trabalho visa avaliar o ambiente fabril da empresa Boa Lac lacticínios e apresentar uma solução de adequação, normatizada, para o pleno funcionamento da mesma e beneficio constante de seus colaboradores, quando analisado pelas normas vigentes de saúde e segurança do trabalho.
2 Objetivos
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Realizar um estudo técnico das normas regulamentadoras brasileiras e exposição ocupacional ao frio.
...