CLIMA E A CULTURA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS PRIVADAS DE PEQUENO PORTE: como os colaboradores podem ser prejudicados e/ou favorecidos diretamente sobre essas influências.
Por: Kellen Samantha • 3/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 371 Visualizações
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
KELLEN SAMANTHA BARBOSA DE SOUSA
CLIMA E A CULTURA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS PRIVADAS DE PEQUENO PORTE: como os colaboradores podem ser prejudicados e/ou favorecidos diretamente sobre essas influências.
TERESINA – PI
2017
SUMÁRIO
- TEMA ..........................................
- APRESENTAÇÃO ......................................................
- PROBLEMA .......................................................................
- JUSTIFICATIVA ..........................................................................
- OBJETIVOS
5.1. GERAIS ..........................................................................
5.2. ESPECIFICOS ........................................................................
- REFERENCIAL TEÓRICO .....................................................................
- METODOLOGIA ..................................................................................
- CRONOGRAMA ............................................................................
- BIBLIOGRAFIA ...............................................................................
1. TEMA
O trabalho visa informar, por meio de pesquisas bibliográficas, como o clima e a cultura organizacional de uma empresa afetam diretamente tanto em aspectos positivos como negativos, o desenvolvimento do colaborador e consequentemente os resultados finais do produto ou serviço que essa empresa disponibiliza para seu cliente final.
2. APRESENTAÇÃO
Todo trabalhador, ao ingressar profissionalmente em uma instituição, busca, supostamente, a satisfação de suas necessidades de realização pessoal tanto quanto de realização profissional, e o alcance desses objetivos está ligado a eficácia de seus resultados.
Estudos sobre o tema são essenciais para o diagnóstico de como anda o ambiente e possibilitará o planejamento de intervenções e mudanças para que o mesmo não seja mais afetado negativamente.
A pesquisa explicará o que é o clima e a cultura organizacional em empresas privadas de pequeno porte, como pesquisar e aplicar esses fatores e como eles afetam (não só o ambiente interno, mas o externo também) causando diversos problemas que irão afetar várias áreas da empresa e assim seus funcionários, e consequentemente o resultado de seus esforços.
3. PROBLEMA
O clima e a cultura organizacional da instituição afetam diretamente seus colaboradores e o resultado de seus trabalhos?
4. JUSTIFICATIVA
A pesquisa auxiliará as empresas a conhecer melhor seu ambiente interno e qual a importância de se ter colaboradores motivados dentro de sua equipe de trabalho, pois o ser humano não é mais considerado como um apêndice da máquina, e é através das pessoas que as organizações atingem seus objetivos.
Para que as organizações tenham sucesso é preciso saber lidar com a sinergia dos colaboradores, visando o benefício coletivo, tornando o ambiente agradável e facilitando o convívio dos empregados.
As informações coletadas em um estudo sobre o clima e a cultura das empresas podem colocá-las em situações proativas, desenvolvendo assim relações de trabalho produtivo, sendo relevante para o desempenho dos indivíduos, pois é através de um clima favorável que existem ganhos tanto para a empresa como para seus colaboradores.
5. OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Compreender de que forma o colaborador é afetado no seu desempenho profissional por conta do clima e da cultura organizacional, e como a empresa se prejudica tanto internamente como externamente quando essa gestão é má aplicada.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Buscar identificar:
- Conceitos de clima e cultura organizacional;
- Fatores que interfiram no clima e na cultura organizacional;
- As causas da má aplicação desse clima e cultura na organização e em seus colaboradores;
- Como pesquisar e conseguir aplicar uma boa gestão da cultura e administrar bem o clima da empresa.
6. Referencial Teórico
Organizações são organismos vivos, pois necessitam de pessoas para seu desenvolvimento, condução de suas ações estratégicas, metas a serem atingidas, crescimento e permanência no mercado que a cada dia que passa está mais globalizado e exigente.
As organizações devem ter bastante preocupação com o que gira em torno do bem estar de seus colaboradores e com frequência implementar pesquisas sobre como está e como administrar o clima e a cultura organizacional no ambiente de trabalho, pois isso afeta diretamente nos seus colaboradores, e conforme Nassar (2000), cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.
Um bom gestor tem que saber lhe dar com sua equipe para conseguir realizar com eficiência e eficácia as atividades, alcançar seus objetivos e entregar resultados satisfatórios, e acima de tudo conseguir fazer com que sua equipe seja motivada e unida. Chiavenato (2016), afirma que, administrar pessoas é, sem dúvida o elemento central de todo gestor.
São os gestores que possuem o capital intelectual, e que vão identificar o que motiva de fato os colaboradores naquele ambiente, e ajudá-los a desenvolver ao máximo suas potencialidades.
Gil (2001), afirma bem que, os administradores de Recursos Humanos de hoje já não podem considerar os empregados como meros recursos de que a organização pode dispor ao seu bel-prazer. Precisam tratá-los como pessoas que impulsionam a organização, como parceiros que nela investem seu capital humano e que tem a legítima expectativa de retorno do seu investimento.
Os colaboradores precisam seguir a cultura em que a organização dispõe, geralmente expostas em hábitos e crenças passadas através de normas, valores e atitudes que são influenciadas por características particulares e comportamentais dos executivos, proprietários e lideranças. A cultura está no DNA da empresa.
...