O Relatório Controle de Processo
Por: Fernanda Tavares Pereira • 31/12/2021 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Fernanda Tavares Pereira - 2015120044
Relatório Controle Estatístico de Processo
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
O controle estatístico do processo trata-se de um sistema de inspeção por amostragem que é utilizado ao longo de um processo com o objetivo de verificar a presença de causas especiais, ou seja, causas que não são naturais ao processo e que podem prejudicar a qualidade do produto manufaturado.
- DESENVOLVIMENTO DA CARTA DE CONTROLE
Para desenvolver a carta de controle do processo determinado, foi utilizado a ferramenta Microsoft Excel. Primeiramente foi colocado na tabela todos os dados das amostras disponibilizados.
A fórmula a seguir foi utilizada para calcular a Média Amostral e posteriormente também para calcular a Média do Processo () e Amplitude do Processo ():[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Fonte: Autor (2021).
Para calcular a Amplitude Amostral, foi utilizada a fórmula de Máximo e de Mínimo valor, em que se subtraiu o maior valor da amostra pelo menor valor encontrado:[pic 7]
Para realizar o cálculo de desvio padrão, utilizou-se a fórmula:
[pic 8]
Após isso, foi feito o cálculo dos Limites com seguintes fórmulas:
- Limites de Controle Superior de : [pic 9][pic 10]
- Limites de Controle de : [pic 11][pic 12]
- Limites de Inferior Controle de : [pic 13][pic 14]
- Limites de Controle Superior de R: LSC = R * D4
- Limites de Controle de R: R
- Limites de Inferior Controle de R: R * D3
Obs. Cada item foi correspondido com a célula em que estavam s dados de cada um.
Para elaborar os gráficos da Média e da Amplitude, os dados foram dispostos da seguinte forma: [pic 15]
Em seguida, esses mesmos dados foram selecionados e o gráfico de linha foi inserido, apenas foi ajustados os valores de ponto mínimo e ponto máximo para que o gráfico ficasse mais disperso.
Por fim, para calcular o valor de Cp que é utilizado para avaliar a largura da amplitude do processo em comparação com a largura da especificação. Foi utilizado a seguinte fórmula: [pic 16]
Em que Q19 refere-se ao LSE, Q21 é igual ao LIE e Q7 se trata do Valor do desvio padrão, calculado anteriormente.
Para o Cpk, utilizou-se as fórmulas de máximo subtraído pelo mínimo valor dos valores de CPS e CPI, o que resultou no valor de 1,54939.
Assim sendo, a carta de controle indica que se trata de um processo aceitável devido ao valor obtido do CP, os índices apontam que o processo está fabricando produtos dentro de uma faixa de especificação razoável e assim indicam que a produtividade está suficientemente aceitável.
...