PROGRAMA DESENVOLVIDO NA LINGUAGEM C DE MÉDIA PONDERADA
Por: Estevão Cassio • 12/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 461 Visualizações
ESTÊVÃO CÁSSIO FARIA SANTOS
TRABALHO DE MÉDIA PONDERADA
PROGRAMA DESENVOLVIDO NA LINGUAGEM C DE MÉDIA PONDERADA
Goiânia, 2016
Autor: Estevão Cássio Faria Santos
Título: Programa média ponderada
Subtítulo: Programa desenvolvido na linguagem C que calcula média ponderada
Natureza: Monografia
Objetivo: Aprovação no primeiro semestre do curso análise e desenvolvimento de sistemas.
Orientador: UNIP-tutor
Goiânia, 2016
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um algoritmo, desenvolvido na linguagem C, que calcula a média ponderada dos alunos de uma determinada turma. As habilidades requeridas serão utilizadas em programas mais complexos posteriormente, e já serão utilizadas técnicas de engenharia de software.
Palavras-chave: Algoritmo, Linguagem C, Engenharia de Software, Média Ponderada.
ABSTRACT
The present work aims to develop an algorithm, developed in the C language, which calculates the weighted average of the students of a given class. The skills required will be used in more complex programs later, and software engineering techniques will already be used.
Key words: Algorithm, Language C, Software Engineering, Weighted Average.
SUMÁRIO
CAPA..................................................................................................I
FOLHA DE ROSTO..........................................................................II
RESUMO.........................................................................................III
INTRODUÇÃO...............................................................................IV
DESENVOLVIMENTO..................................................................V
CONCLUSÃO.................................................................................VI
REFÊRENCIAS.............................................................................VII
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento industrial apresenta cada vez mais desafios robustos e que devido a economia de tempo e dinheiro não é possível fazer isso de forma manual. Nesse cenário se faz necessário o uso das técnicas avançadas de computação, surgindo assim a engenharia de software.
A engenharia de software tem possibilitado cálculos que antes demorariam semanas e até meses, agora são feitos em questão de horas. O aumento de pessoas que utilizam as ferramentas de software é significativo, não é concebível mais o desenvolvimento de qualquer projeto que envolva tecnologia sem o uso de ferramentas computacionais.
O presente trabalho irá demonstrar de maneira sucinta a aplicação de tais técnicas, e mesmo sendo relativamente simples temos aqui a base do desenvolvimento de vários sistemas.
DESENVOLVIMENTO
O software desenvolvido, apesar de não ser muito complexo, seguiu todos os parâmetros preconizados na disciplina engenharia de software 1 com o intuito de gerar o aprendizado e simular o contato com clientes.
O modelo de vida utilizado foi o modelo incremental, e a linguagem utilizada foi à linguagem C.
O modelo incremental tem como intuito de dividir nosso programa em unidades menores. As unidades menores podem ser desenvolvidas por equipes distintas o que facilita a construção do software.
O software desenvolvido para calcular a média ponderada não teve a necessidade de várias pessoas no desenvolvimento devido a sua baixa complexidade. O modelo incremental possibilita a entrega de pequenas partes do produto ao cliente o que aperfeiçoa o resultado final, dessa forma podemos prever resultados futuros e economizar no desenvolvimento do mesmo.
A ideia de protótipos tem vasta aceitação em diversos segmentos de tecnologia, devido ao fato de cortar custos e diminuir o tempo de execução.
Lembramos que o código deve ser o mais simples possível para facilitar a manutenção do código por terceiros e também pelo fato de muitas vezes menos códigos e linhas de programação significam mais eficiência no produto final.
Abaixo iremos citar as linhas de programação com seus devidos comentários.
#include
#include
#include
// a stdio.h é a principal, contém as informações de comandos gerais, como printf e tal, é necessário utilizar, já a stdlib.h você usa com comandos como atoi, system, malloc, rand entre outros e por fim a biblioteca conio.h contém as funções clrsrc() e getch()
# define max2
Struct aluno {
char nome[81]
char matricula [8]
char turma
float p1
float p2
float p3
}
Type de f struct aluno Aluno;
Aluno*turmas[MAX];
void inicializa int n, Aluno** turmas] {
int i;
for (i=0,i
turmas [i]= NULL;{
void preenche (int n,Aluno**turmas,int i)}
IF(i<0, i>=n)}
Printf(“índice vetor nulo\n”);
exit(1)
}
if turmas [i]==NULL
turmas [i]=
(Aluno*)malloc(sizeof(Aluno));
printf(“Entre com o nome”);
scanf(“/c, Entre com a matricula”);
printf(“Entre com a primeira nota”);
...