A AMOSTRA E POPULAÇÃO
Por: Junior Cabação RC • 22/8/2022 • Trabalho acadêmico • 494 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - ESTATÍSTICA
ROBERTO CARLOS BARBOSA JÚNIOR
AMOSTRA E POPULAÇÃO
SALVADOR – BA
2022
ROBERTO CARLOS BARBOSA JÚNIOR
AMOSTRA E POPULAÇÃO
Avaliação online 1 apresentado á Centro
Universitário Jorge Amado, para o recebimento do
Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de
Sistemas.
SALVADOR – BA
2022
SUMÁRIO
PESQUISA AMOSTRAL E CENSITÁRIA 4
ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INFERENCIAL 4
ANÁLISE SOBRE A CHARGE 5
RESPOSTAS 5
REFERÊNCIAS 6
PESQUISA AMOSTRAL E CENSITÁRIA
A pesquisa amostral é realizada escolhendo aleatoriamente uma amostra de um conjunto de dados para formular um experimento de probabilidade e assim estabelecer conclusões sobre elas que irão julgar aquela população.
As principais características coletadas dessa população são apresentadas nessa pesquisa e elas são chamadas de amostra representativa (MCCLAVE, p.13, 2009).
A pesquisa censitária é praticada pela captura das informações de toda a população. Nela, os resultados podem ser formados pelo cálculo exato sobre todos os indivíduos da população e ter uma melhor ideia sobre os dados.
É notável uma larga diferença entre as pesquisas, uma vez que a pesquisa censitária utiliza de uma varredura completa da população tornando uma precisão mais eficiente do que a pesquisa amostral, pois ela irá mostrar a definição desses dados.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INFERENCIAL
A estatística descritiva, trata da maneira como podemos apresentar (descrever) um conjunto de dados organizados em tabelas e gráficos, e sua síntese por meio de medidas estatísticas. Essas medidas são classificadas como medidas de posição, que incluem a média, a moda e a mediana, e medidas de dispersão, que incluem a variância, o desvio-padrão e o coeficiente de variação (Roteiro de estudos).
Esta é a estatística que é utilizada tanto para a pesquisa amostral quanto para a pesquisa censitária, pois são nelas que organizamos os dados quando construímos as tabelas e os gráficos para enfim apresentá-los.
A estatística inferencial fundamenta-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre um grupo inteiro, denominado população, podendo utilizar-se somente da observação de uma parte desse todo, denominado amostra (Roteiro de estudos).
Essa, por sua vez, é utilizada somente na pesquisa amostral pelo motivo de formar os resultados sobre a população com a coleta de dados e uma certa amostra da mesma.
...