A Matemática Segurança Pública
Por: DinoIptv • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
Nos últimos anos, a questão da Segurança Pública, têm sido um dos assuntos mais discutidos no Brasil, dado ao aumento da violência e a sensação de insegurança da população. A mídia ( meios de comunicação em massa ), exerce uma significativa influencia no senso comum das pessoas, e infelizmente quando o assunto é referente a segurança pública, é enfatizado ,a priori ,sempre o lado negativo. Nesse sentido, os programas de telejornais tem uma enorme influência no cotidiano, na segurança e nos aspectos comportamentais da sociedade. Lamentavelmente a mídia ajuda a ampliar consideravelmente a sensação de insegurança, criminalidade e a violência, pois em qualquer meio de comunicação existem programas que mostram como praticar algum tipo de crime e até mesmo revela as técnicas e a capacidade operacional das policias.
É notória a influência que a mídia exerce sobre a população com relação à Segurança Pública, como por exemplo: um noticiário de que um policial foi preso por corrupção, onde passa no imaginário do público de que todos os policiais são corruptos, e esquece que em qualquer profissão tem sempre aqueles que trabalham erradamente.
Um Tecnólogo em segurança publica, dispõe de métodos e ferramentas que o auxiliam a descortinar os mitos, no tocante a segurança pública pregados pela mídia. Estas metodologias ao serem combinadas, traçam diversas estratégias, que podem desmistificam, por exemplo, principalmente o porquê do auto índice de violência em determinadas cidades. Entre esses métodos podemos citar :
- LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:consiste na etapa inicial de todo o trabalho científico, com o objetivo de reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta a partir de determinado tema. É de suma importância, pois através do mesmo pode-se ficar por dentro do que já foi estudado e escrito sobre o tema em questão.
- APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: Um questionário é extremamente útil quando o tecnólogo em SPU pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído . A indagação é imprescindível, pois eleva o levantamento de informações a um bom nível de onde se quer chegar.
- ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS: O pesquisar prepara um roteiro, e a partir dele, conversa com o entrevistado, buscando estimula-lo a explicar suas visões de mundo e representações sobre o tema de sua pesquisa. Muito útil quando se quer entender o motivo que leva as pessoas de determinadas localidades a tomarem tais atitudes. Ex: menores envolvidos no trafico de drogas.
- TRABALHO DE CAMPO: É uma atividade realizada no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Na minha opinião, consiste no principal método, pois o contato direto com a localidade e as pessoas torna o levantamento de informações mais consistente. É possível ver de perto, e constatar que aquilo que se é estudado , não é mero achismo.
EXEMPLO REAL : A mídia rotineiramente noticia em seus vários meios de comunicação sobre a violência policial, que o policial é despreparado, que morrem muitos “inocentes” nas mãos de policiais, e por ai vai… Com isso a mídia cria na mente das pessoas (senso comum) que o policial é violento.
Por sua vez, o profissional de segurança pública, através dos métodos de pesquisa citados a cima, tem o dever de mostrar o outro “lado da moeda” , e mostrar com dados e fatos o que de fato acontece na vida policial, no combate a violência ( enfrentamento de bandidos fortemente armados, stress elevado, falta de apoio do Estado, assassinato de companheiros de trabalho, etc).
...