A origem estatísticas
Artigo: A origem estatísticas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinedelg5 • 19/11/2013 • Artigo • 546 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
A história: A origem da palavra estatística está associada a palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4° Livro do Velho Testamento faz referência a instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos a guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar.O imperador César augusto, por exemplo, ordenou que fizesse o censo de todo o império romano.
A palavra ´´CENSO`` é derivada da palavra ´´CENSERE``, que em latim significa ´´TAXAR``. Em 1085, Guilherme, O conquistador, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre as terras, proprietário, uso das terras, empregados e animais. Os resultados deste censo foram publicados em 1086 no livro intitulado ´´Domesday Book``e serviram de base para o calculo de impostos.
Contudo mesmo que a pratica de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos e etc.,fosse conhecida pelo egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de estados, apenas no século XVII a estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do estado.
A Definição: Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
O conceito: A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
Pesquisamos 100 Funcionários de Idades diferentes e levantamos os dados.
Valores organizados em Rol e dispostos numa tabela de distribuição de frequências organizadas em sete classes.
...