Conceitos Iniciais da Estatística
Pesquisas Acadêmicas: Conceitos Iniciais da Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliethlali • 15/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.086 Palavras (9 Páginas) • 447 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos,tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuro, conforme o caso. Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível, a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão. Devido as suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.
Na antiguidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que hoje, denominaríamos de estatística.Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o calculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de parte desse todo.
ETAPA 01
Conceitos Iniciais da Estatística
Utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.
População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
Amostra é um subconjunto de uma população.
Parâmetro é uma descrição numérica de uma característica de população.
Estatística é uma descrição numérica de uma característica da amostra.
Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
Estatística Inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Definição dos Dados:
Dados qualitativos consistem em atributos de classificações ou registros não numéricos.
Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas.
Uma grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia-a-dia.O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE-, ao qual a Escola Nacional de Estatística esta vinculada,e é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP), tem como objetivo analisar com base estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados. A estatística aqui utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa. Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.
A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de Controle Estatístico de Processo (CEP).
Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se fazer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceita os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.
Aplicações da Estatística na Área de Administração
A utilização da estatística no meio de gestores, supervisores e até mesmo os funcionários é cada vez maior. A busca por conhecimento referente a essa fatura é crescente, pois como um suporte de grande valor, a utilização desse meio para a diminuição de erros e prejuízos dentro da Organização. A utilização dessa ferramenta é cada vez mais frequente, nas estruturas de processo e no cotidiano, nesse contexto os métodos utilizados entram como forma de prevenção de risco e perdas, objetivando a manutenção estrutural da empresa, assim evitando o não abastecimento de mercadorias onde levara a perda de uma boa oportunidade.
ETAPA 02
Processo de Coleta de dados Estatísticos
LOTE 010/2013
AMOSTRA PESO (gr)
1 500
2 500
3 500
4 500
5 500
6 500
7 500
8 500
9 500
10 500
11 500
12 500
13 500
14 500
15 500
16 498
17 497
18 498
19 498
20 498
21 498
22 498
...