Estatísticas: a definição dos conceitos iniciais e métodos
Artigo: Estatísticas: a definição dos conceitos iniciais e métodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigo019 • 3/10/2013 • Artigo • 616 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
Neste estudo vamos abordar o tema Estatística a definição dos conceitos iniciais e métodos.
Serão abordados exemplos de aplicações da estatística na área de Administração, no caso foi realizado exemplos de aplicações em concessionárias Toyota, na Bovespa e também em uma concessionária que administra rodovias de do Estado de São Paulo a Autoban.
Será abordado uma pesquisa de peso em 100 pacotes de café de 500 gramas realizado em um distribuidor onde será abordado os resultados da pesquisa através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, a amplitude e o desvio padrão.
Por fim serão mostrados através de gráficos de colunas representando a freqüência absoluta e a freqüência relativa das pesagens.
DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.
População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.
Amostra: é um subconjunto de uma população.
Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.
Estatística: é uma descrição
numérica de uma característica da amostra.
Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Definição dos dados:
Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.
Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas;
Níveis de medida
Uma outra característica dos dados é o seu nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.
Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos . Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.
Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.
Os dados que estão no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um
zero inerente.
Os dados que estão
...