Estatistica INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS
Projeto de pesquisa: Estatistica INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inesvelozo • 26/9/2013 • Projeto de pesquisa • 4.149 Palavras (17 Páginas) • 452 Visualizações
Este trabalho abordará alguns conceitos relacionados á Estatística.
Sumário.
1- Resumo...................................................................................................4
2- Etapa 1 Passo 1 ..................................................................................5,6
3- Etapa 1 Passo 2.........................................................6,7,8,9,10,11,12,13
4- Etapa 1 Passo 3...............................................................................13,14
5- Etapa 2 Passo 4...............................................................................14,15
6- Etapa 3 Passo 2..........................................................................15,16,17
7- Etapa 3 Passo 3....................................................................................17
8- Etapa 4 Passo 2..........................................................................18,19,20
9-Conlusão...............................................................................................21
10- Bibliografia...........................................................................................22
Resumo
A partir deste trabalho iremos citar alguns conceitos de Estatística, como Frequência Absoluta, Relativa, Medidas de Tendência Central e de Dispersão, iremos calcular á Média, Moda, Mediana, Variância e Desvio Padrão de cem embalagens de café solúvel de 50g cada, e no final veremos se o lote de café será aprovado ou não, colocaremos em prática o estudo feito até agora em Estatística.
Etapa 1
Passo 1
INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS.(trocar o titulo)
A Estatística é uma ciência que investiga os processos de obtenção, organização de dados sobre uma população, e os métodos de tirar conclusões ou fazer predições com bases nesses dados.
Estatística Descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
Estatística Inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
OBJETO DE ESTUDO.
População (parâmetro) x Amostra (estatística).
População: é a coleção completa de todos os elementos a serem estudados. (objeto de estudo).
Parâmetro: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma população. Exemplo: Na cidade de New York há 3250 botões que os pedestres podem acionar nos cruzamentos de ruas. Descobriu-se que 77% deles não funcionam. O número 77% é um parâmetro, pois se baseia na população inteirados 3250 botões de tráfego para pedestres.
Censo: é um conjunto de dados obtidos de todos os membros da população.
Amostra: é um subconjunto de membros selecionados de uma população.
Estatística: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma amostra.
Dados: Consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.
Variável: Quando se estuda uma variável, o maior interesse do pesquisador é conhecer o comportamento dessa variável, analisando a ocorrência de suas possíveis realizações.
Variáveis Qualitativas: consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.
Variáveis Quantitativas: consistem em medidas ou contagens numéricas.
Variáveis Quantitativas (Contínuas e Discretas) x Variáveis Qualitativas (Nominais e Ordinais).
1. Variáveis Quantitativas Contínuas: os possíveis valores resultam de uma mensuração e pertencem a um intervalo de números reais. (Ex: Peso (massa) e altura).
2. Variáveis Quantitativas Discretas: resultam de uma contagem cujos possíveis valores formam conjunto finito ou enumerável de números.
3. Variáveis Qualitativas Nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: marcas, nomes, sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
4. Variáveis Qualitativas Ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro, dezembro).
Passo 2
O objetivo desse resumo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, nosso objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.
Esta indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos.
Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente. Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da
...