Conceitos Iniciais de Estatística
Seminário: Conceitos Iniciais de Estatística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lukasmendees • 31/10/2013 • Seminário • 312 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
Conceitos Iniciais de Estatística
Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.
As aplicações da Estatística
A estatística é hoje em dia, um instrumento útil, e indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político. Apesar de a Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. As empresas também podem utilizar-se da estatística para fazer um bom negócio, pesquisando e avaliando previamente como será a aceitação do produto no mercado.
Os cálculos de possibilidade de vitória de um time num jogo de futebol é um exemplo de estatística.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Ela ainda está presente em muitas profissões, como: nas ciências médicas e biológicas, na administração, na economia, nas pesquisas de mercado, nas indústrias, nos mercados financeiros, no controle de qualidade, nos orçamentos, no planejamento, nas análises de risco, nas previsões de vendas, nas finanças, nos estudos populacionais, entre outros.
...