Trabalha de Estatística Amostra x População
Por: Marlus Gabriel Silva Cruz • 21/11/2023 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MARLUS GABRIEL SILVA CRUZ
AMOSTRA X POPULAÇÃO
MATA DE SÃO JOÃO
2022
Quando olhamos para todos os elementos de um grupo que desejamos extrair alguma informação com uma análise estatística, estamos olhando para uma população. Uma coleta de dados brutos para análise de uma população é um processo muitas vezes dispendioso e longo. No Brasil temos um exemplo muito famoso de pesquisa censitária que é o censo do IBGE que ocorre a cada 5 anos.
Portanto outra ferramenta é utilizada para realizar pesquisas quando precisamos de uma informação, mas não temos nem muito tempo nem muito dinheiro disponível, trata-se da pesquisa amostral. A pesquisa amostral vai selecionar uma parte da população e vai dividi-la em um grupo que percentualmente seja equivalente a população, ou pelo menos represente o mais próximo possível. Este pequeno grupo é chamado de amostra
A charge da atividade nos apresenta um garoto que está brincando com um jogo que ele considera fácil e chega à conclusão de que todos os jogos são fáceis. Quando questionado pelo pai a respeito dos métodos utilizados para alcançar suas conclusões o garoto afirma o seguinte: “A amostra que escolhi já é suficiente”. Com essa afirmação podemos concluir que se trata de uma pesquisa amostral, afinal o garoto afirma que escolheu uma amostra que é “suficiente”. Ou seja, uma amostra que percentualmente deveria representar o todo.
Na estatística descritiva temos um conjunto de métodos que irá nos ajudar a padronizar um conjunto de dados em tabelas, gráficos e por meio de medidas estatísticas de dispersão e posição. As medias de dispersão são variância, desvio padrão, coeficiente de variação e amplitude. As medidas de posição são moda, média e mediana. Já o conceito de estatística inferencial trabalha com probabilidade para alcançar conclusões a respeito de uma população, podendo utilizar-se somente de uma parte desse todo, ou seja, amostra.
Como já foi citado anteriormente, o garoto analisou a amostra de uma população para alcançar suas conclusões. Sendo a técnica de amostragem inerente a estatística inferencial podemos concluir que o método utilizado foi a estatística inferencial. Como em nenhum momento foi utilizado pelo garoto tabelas, gráficos ou qualquer medida estatística de dispersão ou posição fica evidente que o método descritivo não foi utilizado.
Referências Bibliográficas:
- MCCLAVE, James. T.; BENSON, George. P. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2009.
- TOSTES, Adriana. Estatística. Rio de Janeiro: UVA, 2021. Ebook, unidade 1. Acesso pela página inicial da disciplina, no ambiente virtual
...