1. Suponhamos que você seja o gerente de uma empresa de projetos que constrói software para produtos de consumo. Você foi contratado para construir o software para um sistema de segurança doméstico sofisticado. Desenvolva um esboço detalhado (seja t
Por: leonardofr2017 • 29/8/2017 • Artigo • 459 Palavras (2 Páginas) • 2.501 Visualizações
Tarefa 3.2
1. Suponhamos que você seja o gerente de uma empresa de projetos que constrói software para produtos de consumo. Você foi contratado para construir o software para um sistema de segurança doméstico sofisticado. Desenvolva um esboço detalhado (seja tão específico quanto possível) dos passos que deveria realizar para administrar esse projeto. Suponhamos que você ainda tenha de se reunir com seu cliente. Qual paradigma de engenharia de software escolheria?
Um processo de desenvolvimento de software passa por várias fases antes que uma aplicação possa ser utilizada.
À essas fases chamamos Processo de Software, que é uma forma de criação e manutenção de um produto.
O método em cascata é o tipo de paradigma mais tradicional e se ajusta muito bem a este tipo de sistema, por ser executado de forma gradativa, possuindo estas principais fases:
1. Análise de Requisitos (responde a o que a aplicação deve fazer?)
• Trata-se do processo de entender e colocar no papel a finalidade da aplicação e quais os recursos que o cliente deseja que o sistema suporte;
• Reunir-se com o cliente para obter este entendimento é fundamental nesta fase.
• Exemplo: controle de iluminação, circuito fechado de tv, controle de acesso, detecção de gases e fumaça, alarmes, climatização, etc.
2. Projeto (responde a como fazer? Suas partes e como se ajustarão)
• Trata-se de um conjunto de documentos e diagramas detalhados que especificam e detalham o que foi definido na fase anterior (requisitos);
• Especifica como os dispositivos de segurança serão controlados e utilizados pelo software, assim como todo o sistema;
• Exemplo: classes, funções, estruturas, variáveis, tipos, etc;
• Tem de ser explícito o suficiente para que o programador possa fazer seu trabalho a partir dele.
3. Implementação (ou Codificação – escrever o código do programa)
• Trata-se nada mais, nada menos que a digitação do código-fonte detalhado e comentado;
• Deve-se codificar somente a partir de um projeto;
• Deve-se especificar precisamente o que cada método realiza;
• Antes de compilar, certificar-se que o código está correto;
• Construir a aplicação aos poucos e sempre fazer testes.
4. Testes (testa a aplicação com dados de entrada e verifica se a saída de dados são condizentes com o esperado)
• Os testes de partes de uma aplicação são chamados de testes de unidade, enquanto que os testes de toda a aplicação são chamados de teste de sistema;
• Testam-se os dispositivos de segurança e verifica-se se o software faz o controle preciso das informações recebidas por estes dispositivos e se a resposta do software é realmente
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