A Justificativa e Objetivo Tcc
Por: caiquealves • 15/5/2021 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
Justificativa
Inicialmente é importante citar que atualmente grande parte da população tem acesso ao celular, fato ocasionado por mudanças sociais motivadas por avanços tecnológicos, ligado a essa premissa que este projeto espera se viabilizar.
Segundo os dados da App Annie, o tempo mensal em aplicativos móveis cresceu 40% no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, superando a marca de 200 bilhões de horas. O usuário médio gasta 4 horas e 20 minutos por dia em smartphones.
A influência da pandemia na relação das pessoas com seus pets foi percebida pelo Centro de Zoonoses do Distrito Federal, segundo o gerente de Vigilância Ambiental, entre os anos de 2020 e 2021 o número de adoções de animais registrados foi maior do que o dobro do registrado em todo o ano de 2019, quando a pandemia não havia ainda chegado ao país.
Assim ocorreu com as famílias que aumentaram a convivência com seus pets em casa. Um estudo realizado pelo conceituado Banfield Pet Hospital revela os efeitos da convivência intensa entre humanos e animais de estimação durante o período de isolamento social. As adoções aumentaram e o principal motivo é a busca por companhia contra a solidão causada pela Covid-19.
O ponto negativo da situação são os dados recolhidos da AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal. O crescimento no abandono de animais foi de 70% em 2020. Esse levantamento foi feito com pelo menos 530 instituições e protetores independentes de todo o Brasil. Uma triste realidade, mas muitas pessoas perderam os empregos, deram adeus aos amigos e parentes queridos, e tiveram reviravoltas na rotina, portanto optaram em fazer a escolha errada com seus pets.
Diante dos fatos apresentados pode-se dizer que existe o benefício de ter um pet durante um período de pandemia portanto, o público-alvo deste projeto são todos aqueles que desejam adotar um pet, ajudar o trabalho das ONG’s e em consequência do momento que estamos passando melhorar a vida das pessoas que sofrem com a carência de uma companhia em períodos de isolamento social. O projeto enxerga dois lados, enquanto ainda lidamos com os impactos negativos, podemos nos reinventar a cada dia e transformar momentos difíceis em experiências ricas.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o amparo de animais por parte de pessoas físicas e ONGs, beneficiando a comunicação e logística entre ambas as partes que estão dispostas ao acolhimento, adoção e doação de animais.
Ao mesmo tempo em que é apresentado desenvolvimento do aplicativo, em paralelo este trabalho também pretende informar por meio de pesquisas e dados o seu propósito social e expressão no mercado atual, por ser uma aplicação com margem de crescimento, relevância e demanda constante considerando a alta de serviços remotos vistos entre 2020 e 2021.
Objetivos Específicos:
Os objetivos específicos consistem em:
- Apontar pesquisas sobre o abandono de animais e mostrando formas para evitar o mesmo;
- Apresentar pesquisas sobre como funcionam as ONGs de proteção animal, quais documentos necessários para ser uma ONG reconhecida legalmente e como autenticar e validar se tal ONG é mesmo verídica ou não;
- Mostrar como funciona o processo de doação e adoção de animais pela internet e sua importância;
- Salientar a importância do projeto no atual cenário em que estamos, e então apresentando pesquisas e artigos com dados de mercado e impacto social;
- Mostrar o processo de desenvolvimento da plataforma e explicando suas tecnologias, bases teóricas e métodos utilizados;
- Apresentar a plataforma para facilitar a adoção, doação e acolhimento de animais. Com ferramentas de comunicação e gerenciamento de processos com a colaboração entre ONGs de proteção animal e pessoas candidatas à adoção dos animais de estimação.
...