TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto tcc Problema, Hipótese e Objetivo

Por:   •  17/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  7.580 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

1.1Tema

A síndrome da alienação parental e o instituto da guarda compartilhada.

1.2 Problema

Tendo parâmetro o sistema e as estruturas familiares atuais, observa-se que as dissoluções conjugais são consequências comuns,haja vista que inexiste a obrigação da perpetuidade matrimonial. Contudo, geralmente tais dissoluções geram inúmeros problemas, dentre eles, o destino dos filhos oriundos de tais relacionamentos. Em razão disso, muitas vezes, o genitor que detém a guarda unilateral do fillho, utiliza-se de determinadas manobras com o escopo de afastar o outro progenitor do menor, aniquilando a possibilidade de manutenção de um vínculo afetivo e familiar saudável.Salienta-se que tais atos são denominados pelo direito moderno como síndrome da alienação parental (SAP).

Em razão do exposto, infere-se: a instituição da guarda compartilhada pode ser vista como um mecanismo válido para coibir a “síndrome da alienação parental” e preservar os interesses da criança/adolescente envolvida (o)?

1.3 Hipótese

Sim. O instituto da guarda compartilhada, disciplinada nos artigos 1583 e 1584 do Código Civil Brasileiro, é considerado um meio de prevenção eficaz contra a denominada “síndrome da alienação parental”, possibilitando uma convivência harmônica entre a criança ou adolescente e seus genitores,resultando em uma responsabilização conjunta pelos direitos e deveres dos filhos e preservando os interesses do menor.l

Salienta-se que tal modalidade de guarda possibilita um maior equilíbrio do poder familiar, interrompendo ou enfraquecendo a conduta do alienador e contribuindo para a preservação da saúde emocional da criança ou adolescente envolvido.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Demonstrar que o instituto da guarda compartilhada (arts. 1583/1584 CC) é um mecanismo válido para coibir ou enfraquecer a denominada “síndrome da alienação parental”, possibilitando a preservação de direitos e deveres de ambos os genitores e contribuindo para a manutenção dos interesses da criança ou adolescente afetados por tal conduta do alienador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com