A Matriz RACI
Por: vitoria201999 • 25/10/2018 • Dissertação • 519 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
RH
Anteriormente existia-se um receio de que as maquinas substituiriam a mão de obre humana, mas hoje é claro que o conjunto das funções une-se perfeitamente. E principalmente na área da saúde é necessária a capacitação dos indivíduos para o melhor atendimento e funcionamento da organização hospitalar.
As unidades de saúde, estão utilizando um cenário novo de valorização e conscientização da dimensão humana em ato de assistência á saúde. Buscando cada vez mais o aprimorar as relações entre os usuários e os profissionais da saúde, do hospital com a sociedade com o intuito de sensibilizar os dirigentes hospitalares para a necessidade de um modelo de gestão que a logica do ideário do processo assistencial, assim espelhando-se em uma cultura organizacional pautada pelo respeito, pela autonomia, a solidariedade, o respeito, pelos agentes envolvidos com uma boa conduta e relações estáveis com os usuários.
Dussalt (1994), por Gestão de Recursos Humanos entende-se que favorecem as condições de trabalho que ajudem os prestadores de serviços a produzirem serviços de qualidade. Hoje nenhum projeto de funcionamento hospitalar pode ser implantado sem que afete diretamente a gestão das pessoas. Elas que no cenário atual, significam o diferencial competitivo que mantém ou promove o sucesso da organização.
A nossa Organização Hospitalar vai ser considerado o modelo organizacional de sistemas, sendo um sistema aberto que interage com o ambiente, e complexo (Composto por subsistemas com finalidades diferentes e como mesmo objetivo) o Gerenciamento de pessoas sem duvidas é um dos pontos mais importantes de toda a Gestão por isso trabalharemos especificamente com base em alguns tópicos:
- Função de Pesquisa ou Avaliação: Higiene, segurança, satisfação, disciplina e qualidade de vida;
- Função de Desenvolvimento ou Aplicação: Avaliação, desenhos de cargos e desempenho;
- Função de Procura ou Suprimento: Recrutamento e seleção para agregar pessoas capacitadas;
- Função de Relacionamento ou Manutenção: Mudança, comunicação e remuneração.
Esses são os princípios para que nossa organização venha a ter retorno positivo das pessoas que trabalham para fazer um bom atendimento dos usuários, toda via, os pontos estarão sempre interligados trabalhando em conjunto.
Faremos também o funcionamento de Indicadores de Processo do RH, que serão eles: Indicadores Financeiros, Indicadores Demográficos, Indicadores ligados ao Clima Organizacional e os Indicadores Operacionais de Processo ou de Desempenho.
- Indicadores Financeiros: É o investimento que o hospital vai fazer com relação as pessoas tanto que tem funções ou cargos, quanto no geral.
- Indicadores Demográficos: Seu objetivo é ajudar na compreensão da força de trabalho ou capital humano disponível, ou seja, indicadores que traduzem o numero de empregados, e esses dados subdivididos por horários, índice de absenteísmo, sexo, rotatividade, e todas as variações em tomo desse contexto.
- Indicadores ligados ao Clima Organizacional: Não são nem operacionais e nem de processos, são de reflexão da ação das lideranças, e da percepção das pessoas no contexto organizacional.
- Indicadores Operacionais de Processo ou de Desempenho: Estão diretamente relacionados aos subsistemas, pois auxiliam na avaliação dos processos internos, e foca o nível de eficácia operacional na percepção dos clientes internos e dos empregados.
Os indicadores de agrupamento foram juntamente pela forma clara, objetiva e de fácil funcionalidade.
...