A Teoria da Ética Antiéticos
Por: Guilherme Lorentz • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Questões - Teoria da Ética
1. Conhece algum outro personagem do mundo de TI envolvido em casos possivelmente anti-éticos?
Em 2018 o nome de Mark Zuckerberg esteve associado ao escândalo do vazamento de informações de cerca de 87 milhões de pessoas à empresa Cambridge Analytica, que se utilizou desses dados para influenciar o resultado das eleições americanas de 2016 e do plebiscito da saída do Reino Unido da União Europeia em 2018.
A política flexível do Facebook em relação a entrega de informações à aplicativos de terceiros teria facilitado essa coleta de dados por parte dos desenvolvedores de aplicativos. Os desenvolvedores puderam traçar o perfil psicológico dos eleitores com esses dados e a Cambridge Analytica se aproveitou disso para criar estratégias mais certeiras e influenciar os resultados de ambas eleições.
https://canaltech.com.br/internet/retrospectiva-2018-os-10-maiores-escandalos-tech-de-2018-129873/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/03/facebook-e-cambridge-analytica-sete-fatos-que-voce-precisa-saber.ghtml
2. Falta ética no mundo das startups?
Devido ao grande e rápido avanço das novas tecnologias criadas por variadas startups pelo mundo, as regulamentações e legislações que abordam esses assunto não são suficientes, fazendo com que algumas empresas utilizem suas tecnologias para fins considerados imorais ou antiéticos em várias nações.
Um exemplo é uma startup de Israel que usa inteligência artificial para a criação de deepfake videos, que são utilizados para viralizar conteúdo falso e difamar personalidades, a fim de vantagem econômica ou política. A falta de uma regulamentação ou legislação apropriada faz com que esse tipo de tecnologia seja usado sem restrições e acabe trazendo resultados desastrosos em vários campos.
Seria interessante uma colaboração mundial para identificar esse tipo de tecnologia que são criados aos montes pelas startups e criar uma legislação que determine de que forma poderia ser utilizada, mitigando assim seus prejuízos.
https://techcrunch.com/2019/08/06/1846988/
3. Algoritmos também podem ser usados para fins anti-éticos?
Este caso não se trata especificamente de um algoritmo criado para fins antiéticos, mas sim como algumas visões de mundo, ideologias e visões de mundo prejudicial que estão impregnadas na sociedade acabam influenciando alguns algoritmos e plataformas de forma negativa. No estudo Algorithms of Oppression: how search engines reinforces racism, a autora Safiya Noble apresentou como os algoritmos de motores de busca reforçam estereótipos que reforçam o racismo e misoginia presentes na sociedade. A falta de diversidade de pessoas e falta de preocupação com uma política de direitos humanos por parte das grande empresas de tecnologia seriam a causa para esse problema de acordo com o estudo.
https://tarciziosilva.com.br/blog/algoritmos-de-opressao-como-mecanismos-de-busca-reforcam-o-racismo/
...