A Teoria da Computação
Por: kiradeb • 14/6/2015 • Projeto de pesquisa • 892 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
ATIVIDADE I – TIPOLOGIA DE FLIP FLOP
Piracicaba
2014
SUMÁRIO
1.0 OBJETIVO 2
2.0 introdução 3
2.1 tipos de flip flop 3
3.0 materiais utilizados 4
4.0 metodologia: procedimento experimental 5
5.0 resultados obtidos 5
5.1 flip flop rs (porta nand) 6
5.2 flip flop rs (porta nor) 6
5.3 flip flop jk 7
5.4 flip flop t 7
5.5 flip flop d 8
5.6 flip flop rs com controle 8
5.7 flip flop JK com controle 9
6.0 conclusão 10
7.0 referências bibliográficas 11
1.0 OBJETIVO:
O principal objetivo desse experimento realizado, utilizando o Multisim (simulador de sistemas eletrônicos) do laboratório é:
É compreender o sistema Flip Flop e suas varias tipologias verificando sua tabela verdade em sua parte teórica e prática.
2.0 INTRODUÇÃO
Os circuitos considerados até o momento eram todos circuitos combinacionais,
onde a saída é determinada pelos valores presentes nas entradas, independente dos valores anteriores. Os sistemas digitais são construídos usando tanto circuitos combinacionais como dispositivos de memória (circuitos sequenciais).
O mais importante dispositivo de memória é o flip-flop(abreviatura FF), construído a partir de combinação de portas lógicas combinacionais conforme abaixo:
Figura 1 – Desenho de um Flip Flop
Um flip-flop é um dispositivo digital que possui duas saídas Q e Q, que estão sempre em estados opostos:
Se Q=1 e Q=0, o FF está no estado 1 ou estado ALTO ou ativado (estado SET).
Se Q=0 e Q=1, o FF está no estado 0 ou estado BAIXO ou desativado (estado RESET ou CLEAR).
Existem diversos tipos de flip-flops e diferentes entradas de controle que determinam o estado da saída. O FF pode manter o estado de saída após os sinais de entrada, que produziram o estado atual, mudarem. Desse modo o FF pode armazenar uma informação de 1 bit.
2.1 TIPOS DE FLIP FLOP
Flip-Flop D: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será o valor na entrada D (Data) naquele instante.
Flip-Flop T: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado ou mantido dependendo se o valor na entrada T (Toggle) for 1 ou 0.
Flip-Flop J-K: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado se as entradas J e K forem ambas iguais a 1 e será mantido se ambas forem iguais a zero; se forem diferentes, então o valor se tornará 1 se a entrada J (Jump) for 1 e será 0 se a entrada K (Kill) for 1.
Flip-Flop S-R: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será mantido se R e S forem ambos iguais a 0; irá mudar para 0, se a entrada R (Reset) for 1, e se tornará 1 se a entrada S (Set) for 1. O comportamento não será especificado se as duas entradas forem iguais a 1.
3.0 MATERIAIS UTILIZADOS:
Para construção do sistema todas as ferramentas foram extraídas do software de simulação de sistemas eletrônicos Multisim, abaixo segue a lista:
Fonte de Alimentação ?
Terra
Luz de sinalização
Portas NAND (2Entradas)
Portas NAND (3Entradas)
Portas NOR
Chave Seletora (2Entradas)
Chave Seletora (3Entradas)
4.0 METODOLOGIA: Procedimento Experimental
Conforme orientação ensinada pelo professor iniciou-se a construção dos sistemas Flip Flop de acordo com o esquemático passado, primeiramente buscando as ferramentas necessárias no Multisim e depois realizando as corretas ligações entre os componentes de acordo com a tipologia do Flip Flop, a partir desta etapa foi realizado testes a fim de verificar as respostas na saída do sistema
...