A confidencialidade é uma propriedade da informação que garante acesso somente por pessoas autorizadas.
Por: Ana Carolina Abreu • 18/9/2017 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
Confidencialidade:
A confidencialidade é uma propriedade da informação que garante acesso somente por pessoas autorizadas.
É de alguma forma o que é dito ou feito em confiança e a segurança mútua entre duas ou mais pessoas.
Conceito:
Confidencialidade é a qualidade de confidencial (o que é dito ou feita de confiança e segurança mútua entre duas ou mais pessoas). É uma propriedade da informação que tem como objetivo garantir acesso somente de pessoas autorizadas.
01) HomeWork
Manter Firewall e Antivírus atualizados e ativos
Evite utilizar seu notebook em redes wi-fi desprotegidas
Utilize métodos de criptografia
Configuração ou manutenção de equipamentos utilizados para trabalhar devem ser realizados somente por pessoas autorizadas pela empresa
Não utilize pendrive em computadores desconhecidos
Evite usar senhas frágeis, como data comemorativa, nomes de pessoas próximas ou número sequencial.
Cuidado com links enviados por e-mail ou sites
02) HomeWork para Internet e 03) Internet para Servidores 04) Servidores para Internet 05) Internet para HomeWork
Devem ser usados VPN's que pode ser definida como uma rede de dados privados que utiliza infraestrutura pública de telecomunicações. As VPNs devem prover confidencialidade: Impedir qualquer um de ler ou copiar dados que trafeguem pela rede.
Uma VPN é constituída de equipamentos, software, protocolos de comunicação e algoritmos de criptografia, integridade e autenticação. Também é constituída de conexões, usuários e políticas de segurança, para realizar a tarefa de criar uma comunicação segura sobre uma rede pública.
Através de uma VPN, é possível criar uma comunicação entre dois pontos (túnel) de forma segura, recorrendo a encriptografia de dados.
O IPSec (IP Security Protocol) é um protocolo de segurança IP. Proporciona os serviços de encriptação, autenticação e teste de integridade.
O IPSec trabalha ao nível da camada IP e integra-se nas atuais redes IP e combina várias tecnologias de forma a acrescentar a tão desejada segurança as redes IP. Utiliza mecanismos de troca de chaves Diffie-Hellman; criptografia de chave chave pública, algoritmos de encriptação para grandes volumes de dados, como o DES (Data Encryption Standard) e algoritmos para cálculo de hash com utilização de chaves.
Técnicas mais modernas como o uso de Firewall podem resolver problemas de falsificação de endereços e evitar a entrada de mensagens maliciosas.
...