APS 4/5 Semestre Ciencia da Computação UNIP
Por: thasilvagomes • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.904 Palavras (16 Páginas) • 3.097 Visualizações
[pic 1]
“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE.”
ALEX THADEU P DE SOUZA C1371J-4
EUCLIDES BRASIL C1574F-4
GABRIEL CAROLINA TERCEIRO C344CI-2
GIOVANI GALEGO DOS SANTOS HENRIQUES C01AJC-2
JOYCI DE SOUZA NASCIMENTO B980CI-2
THAIS SILVA GOMES C31DAB-1
Santos
2016
INDICE
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 4
4.1 O que é uma comunicação em rede? 4
4.2 O que são sockets de berkeley? 4
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO 7
LINHAS DE CÓDIGO 8
FERRAMENTA EM FUNCIONAMENTO 17
BIBLIOGRAFIA 19
FICHAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 20
OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo colocar em prática conceitos que nos foram mostrados, lecionados em sala de aula ou por apostilas. Sendo assim, esse é o meio para colocarmos em prática o que foi absorvido e entendido de todo o assunto. Tudo isso recorrente ao semestre que nos encontramos.
Desenvolveremos uma ferramenta para a comunicação em rede, que será um mensageiro utilizando sockets em Berkeley implementado na linguagem JAVA.
.
INTRODUÇÃO
O tema desenvolvimento é de uma ferramenta com comunicação em rede, que serão utilizados os sockets em Berkeley para a criação de um mensageiro, em JAVA.
Mas antes de falarmos a fundo sobre essa ferramenta em si, é necessário sabermos conceitos e significados do que é uma comunicação em rede e sobre o que será utilizado, no caso os Sockets de Berkeley.
O que é comunicação em rede?
Comunicação em rede refere-se a transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento das novas tecnologias, muito tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos.
Essa nova tecnologia, modifica profundamente o conceito de tempo e espaço, a mesma faz com que encurtemos muito o caminho que leva a determinadas atividades. É possível morar em um lugar isolado e estar sempre ligado a grandes centros de pesquisa, bibliotecas, colegas de trabalho e a inúmeros serviços. Já existem funcionários que trabalham sem sair de casa.
A novidade da Sociedade da Comunicação. O conjunto de novas tecnologias de comunicação que se apresentaram no século XX trouxe um impacto significativo em dois grandes aspectos:
- Distribuição: na medida em que a transmissão de informação passou contar com novos modos de geração, interconexão e compartilhamento. Aumentaram o crescimento de vários recursos interessantes de comunicação e absorção do conhecimento. Que muitas vezes era de difícil acesso e muito caros agora se tornou completamente disponível no mundo virtual. Um exemplo é a Teleconferência. Logo conseguem transmitir muito mais rápido.
A grandiosa melhoria da infraestrutura de telecomunicação, a evolução da informática e a redução significativa dos custos de transmissão à distância no Brasil têm difundido o uso da teleconferência em empresas e vários segmentos da sociedade.
- Formatação: na medida em que a informação ganhou flexibilidade e independência em relação ao modo como é gerada e armazenada, permitindo diferentes visões de uma mesma informação. Ou seja essas informações demonstram como o crescimento daWeb e de outros setores da comunicação e grandioso. A disponibilidade de ferramentas e serviços colaborativos na Internet têm facilitado a criação de estrutura, de propagação de conhecimento, como por exemplo em: livrarias eletrônicas, jornais digitais.
Esses dois aspectos podem ser estudados separadamente, mas não são aspectos distintos com relação ao processo de comunicação. Os processos de comunicação, como processos representativos, são partes constitutivas de culturas, de representação de mundos, desde que se refiram a processos sociais e produtivos.
O que são sockets de Berkeley?
Os "sockets" de Berkeley são uma API genérica para programação sobre protocolos de comunicação. A implementação das system-calls desta interface é "standard" em todos os sistemas operativos UNIX e estende-se também a muitas outras plataformas. No final deste documento pode encontrar algumas notas sobre portabilidade para Visual C++ / Sockets Windows.
Dentro do possível é mantida a semântica associada aos descritores de ficheiros (io.h), os descritores são números inteiros usados para facultar o acesso ao controlo das comunicações embebido no núcleo e são aqui conhecidos por "sockets".
De um modo geral, quando ocorre um erro as "system-call" devolvem o valor -1, as aplicações devem verificar sempre a ocorrência de erros, para simplificar o código dos exemplos aqui apresentados este aspecto é muitas vezes omitido.
Como esta API foi concebida para suportar diversos protocolos terá de suportar diversos formatos de dados, tais como os endereços.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO
Buscamos de uma forma simples, programar um mensageiro para a comunicação das equipes de inspetores que estarão se revezando dentro das indústrias para passar informações e o controle dos processos, com isso terão que passar informações online para a secretaria. E isso será possível através da nossa ferramenta.
Para a execução da seguinte ferramenta é necessário informar o IP de outro computador, e neste outro o IP do seu, a porta deve ser a mesma.
Feito isso, o “mensageiro” funciona da seguinte forma: duas pessoas trocam mensagens simultaneamente.
LINHAS DE CÓDIGO
Na primeira lista temos a declaração dos pacotes usados na classe servidor.java. Onde usamos “streams”, “collections” e classes para a construção de formulários.
import java.io.BufferedReader;
import java.io.BufferedWriter;
import java.io.IOException;
...