APS AMBIENTAL EM JAVA
Por: Hora do Cartola • 23/11/2017 • Abstract • 6.873 Palavras (28 Páginas) • 492 Visualizações
[pic 1]
Ciência da Computação - Sistemas de Informação
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UTILIZANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Márcio Lima Ferreira....................................................................RA:D1217I-0
Luiza Ariane Queiroz da Silva......................................................RA:N793DC-6
AmandaKaline da Silva Rodrigues..............................................RA:D0184G-6
Rosana Maciel Santos..................................................................RA:C9933H-6
São Paulo
2017
ÍNDICE
- Objetivo do trabalho...................................................................................03
- Introdução..................................................................................................04
- Elementos de programação Orientada a Objeto (conceitos gerais)..........07
1.3.1.Modelagem e Relacionamento (conceitos gerais)............................10
- Dissertação................................................................................................13
- Projeto (estrutura) do programa.................................................................16
- Relatório com as linhas de código do programa........................................22
- Apresentação do programa em funcionamento em um computador, apresentando todas as funcionabilidades pedidas e extras.......................55
- Bibliografia..................................................................................................61
- Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas...........................................62
Objetivo do Trabalho
Nesse trabalho temos como objetivo apresentar dados, fatos e possíveis soluções com relação a danos ambientais universais ocasionados por atividades humanas, com foco na questão da água, sua utilização, seu desperdício e outros fatores relacionados ao mesmo.
Queremos mostrar fatos e soluções para conscientizar as pessoas sobre a atual situação da água universalmente, sua importância e demonstrar meios de como utilizá-la da melhor maneira possível, isso através de um programa que gera um quis sobre a utilização da água com relação à higiene pessoal. O resultado desse quiz mostrará se o consumo de água está baixo, na média ou acima da média e dependendo do resultado aparecerá dicas de como melhorar o consumo, se caso necessário.
Introdução
A água potável, também chamada de água utilizável, é um bem precioso, necessário para a sobrevivência de todas as espécies e deve ser consumida de forma racional.
Aproximadamente 70% da superfície terrestre da terra é composta por água. Na sua distribuição, 97% é água de mares e oceanos, sendo assim imprópria para consumo por conta de sua salinidade. Existe a opção de dessalinização da água, porém é muito caro e, por isso, pouco viável.
Da parcela que seria própria para consumo temos:
- 71% nas calotas de gelos polares;
- 18% de águas subterrâneas;
- 7% de rios e lagos;
- 4% da umidade do ar.
Sendo assim, podemos perceber que a maior parte da água não é viável para consumo, onde resta apenas uma pequena quantidade para as atividades necessárias para a sobrevivência humana.
A água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, etc. Devido à evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso, formando as nuvens e então a água retorna a terra em forma de chuva.
Esta água infiltra-se no solo abastecendo os lençóis freáticos que emergem para a superfície da terra, assim, mantendo o nível da água.
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida. Através deste ciclo ocorrem as variações climáticas, criando as condições para o desenvolvimento de plantas, animais e os funcionamentos de rios, oceanos e lagos.
Devido à poluição de rios, represas e do solo, aliado ao aumento da população e descontinuidade de fornecimento, em um futuro próximo não teremos mais a quantidade de água que dispomos atualmente.
No nosso dia a dia, é estimado que nós utilizamos de água:
- 1% para consumo direto;
- 6% na preparação de alimentos;
- 6% para lavar o carro e regar plantas, jardins;
- 6% para limpar a casa;
- 20% em eletrodomésticos, como máquina de lavar roupa;
- 20% dando descarga, utilizando a pia para escovar os dentes;
- 39% tomando banhos e duchas.
O Brasil detém em seu território 12% da água doce do mundo. Deste total, 80% estão em rios da Amazônia, muito distante dos principais centros urbanos, onde se concentra o pico de consumo, tornando extremamente caro o transporte.
No Brasil uma pessoa gasta, dependendo da sua região, entre 50 a 200 litros de água por dia, sendo que o padrão recomendado pelo ONU é de 110 litros.
As características geográficas de cada região, mudanças de vazão dos rios, variações climáticas e também o uso indiscriminado dos mananciais superficiais e subterrâneos, afetam a continuidade de fornecimento.
Além da pouca quantidade de água para consumo disponível, também temos o problema da distribuição geográfica dessa água.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), esse problema pode estar ligado à desigualdade social, onde foi notado que em países com alto desenvolvimento, o consumo de água é exageradamente maior do que em lugares onde existe um baixo desenvolvimento. A discrepância é enorme.
Podemos ter esses dados por conta da urbanização e industrialização.
Basicamente tudo que usamos, consumimos tem a utilização de água para sua produção. A indústria alimentícia, a indústria têxtil e etc.
Embora a água tenha uma capacidade de renovação cíclica, quando o consumo da população é maior do que o ritmo da renovação das reservas de água pelo ciclo hidrológico, também acontece à escassez.
O grande problema é o custo de mover a água de onde ela existe em abundância, para locais onde ela é escassa.
...