AS CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS EM UM ERP
Por: Jeferson Oshiro • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS EM UM ERP
Independente de qual sistema ERP tenha sido escolhido, é importante que ele apresente os seguintes fatores: estabilidade, customização e usabilidade.
A estabilidade está relacionada ao desempenho, performance do sistema em relação à abertura de telas, emissão de relatórios, respostas a consultas a banco de dados, etc. Esses requisitos devem ser bem avaliados, inclusive tendo, como exemplos, outras empresas que já implantaram um ERP. É certo que, durante a implantação, haverá testes, mas jamais um teste irá atingir o estado ideal, que seria ter o sistema já funcionando em sua totalidade com pleno processamento de todas as máquinas e a capacidade de disco para armazenamento sendo usada constantemente.
A customização, na pré-implantação, está relacionada ao levantamento de requisitos feitos pelos analistas. Embora tenha módulos básicos, o ERP tem que ser desenvolvido de acordo com as características da empresa: deve ser adequado ao negócio, deve ser flexível na disponibilização de novas funcionalidades. Nesta fase deve ser levantado tudo que o sistema não contempla na sua modalidade padrão, mas cuja implementação é fundamental e estratégica para o sucesso do negócio. O analista deve levantar informações como: qual será o nível de ajuste nos processos? A empresa tem condições de adotar todos os processos do ERP? Quais destes deverão ser adequados à empresa?
Por mais que tenha sido avaliado e testado antes da implementação, na pós- implantação os usuários sempre identificam novos recursos que o sistema poderia ter, pois, nesse período, os usuários começam a trabalhar com o sistema passando de tela em tela, e acabam identificando e solicitando algo que, na fase de levantamento e testes, não tinha sido previsto. É certo que nesta fase as alterações ou solicitações de novas funcionalidades são e devem ser feitas com menos frequência, pois há custos envolvidos para a empresa em razão dessas solicitações. Após a implantação, deve haver um contínuo gerenciamento do comprometimento dos funcionários com a nova forma de trabalhar com o sistema; sem esse comprometimento, o ERP deixará de ser confiável e não irá contribuir para a melhoria do desempenho da organização.
A customização trivial é a fase em que as alterações são menos frequentes, as solicitações são raramente feitas e só acontecem quando há mudança nos negócios, nas estratégias e no mercado em que a empresa atua. Neste caso o sistema deve adequar a esta nova realidade forçando a avaliação de determinados processos.
A usabilidade refere-se a como o usuário irá usar o sistema na prática, ou seja, o sistema deve disponibilizar os recursos de forma agradável e de fácil entendimento, deve ter uma estética global muito boa, e, embora os códigos sejam bem complexos, a interface não deve seguir esta complexidade, pelo contrário, ela deve ser agradável, de fácil entendimento e padronizada em relação a campos, cor de botões
...