AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES.
Por: helo_escobar • 28/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.782 Palavras (20 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP Ciência da Computação Atividade Pratica Supervisionada - APS
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES. Antônio Freitas Temoteo Junior – RA: A73CDE-7 Daniele Mota de Souza – RA: A8031G2 Heloisa Freire Escobar de Assis – RA: A93BJJ-4 SÃO PAULO 2011
2
Índice
1.0Objetivo do Trabalho.....................................................................................03
2.0Introdução.....................................................................................................04
3.0Criptografia (Conceitos Gerais)....................................................................06
4.0Técnicas criptográficas mais utilizadas e conhecidas..................................09
5.0Dissertação...................................................................................................12
5.1Aplicações que fazem/fizeram uso da técnica..............................................12
5.2Discussão comparativa entre a técnica de César e outras utilizadas..........13
5.3Vulnerabilidade e Falha................................................................................14
5.4Melhoras propostas ou implementadas........................................................15
5.5Projeto (estrutura) do programa....................................................................15
5.6Relatório com as linhas de código do programa...........................................16
5.7Apresentação do programa em funcionamento em um computador, apresentando todas as funcionalidades pedidas e extras.................................22
6.0Bibliografia....................................................................................................25
3
1.0- Objetivo do trabalho
O objetivo deste trabalho tem como principal meta mostrar a importância que a Criptografia tem na história da computação, pois é ela uma das principais formas de manter a segurança de dados e informações sigilosas evitando assim a invasão de sistemas de empresas e violação de contas bancárias por exemplo. Iremos apresentar alguns tipos de criptografias, dentre as quais destacaremos principalmente a criptografia de Cesar que é considerada uma das mais simples técnicas de criptografia. A apresentação de algoritmos que são utilizados para criptografar e descriptografar até uma simples palavra ou frase também serão citados ao longo do trabalho.
4
2.0- Introdução
―Cripto‖ vem do grego kryptós e significa oculto, envolto, escondido. Também do grego, graphoslogos significa estudo, ciência e analysis significa decomposição. Daí, Criptologia é o estudo da escrita cifrada e se ocupa com a Criptografia, a escrita secreta, e a Criptoanálise ,a quebra do segredo.
A criptografia nos computadores não é usada somente para misturar e desembaralhar informações. O seu uso é para garantir segurança nos meios de transmissão e armazenamento, e também é muito usado para codificar dados e mensagens antes de serem enviados teia, para que mesmo que sejam interceptados, dificilmente poderão ser decodificados. Há diversos componentes que contribuem para a execução de uma criptografia como por exemplo: Cifras e códigos,Chaves criptográficas,os tipos de criptografias como: Criptografia Moderna,Criptografia Quântica,Criptografia Clássica,Criptografia de César,Criptografia Simétrica e Assimétrica entre outras.
Um dos principais objetivos da Criptografia é a autentificação(o destinatário deverá ser capaz de identificar o remetente e verificar que foi mesmo ele quem enviou a mensagem).
Usamos diariamente autentificação, por exemplo, quando assinamos um cheque. Quando usamos o meio eletrônico de comunicação também fazemos uso de autentificação.
Nos dias atuais a criptografia voltou a ser utilizado com mais freqüência devido a grande evolução dos meios de comunicação, à facilidade de acesso a estes meios e ao volume muito grande de mensagens enviadas. Telefone fixo e celular,fax,e-mail são alguns dos meios que são amplamente utilizados e nem sempre os usuários querem que o conteúdo seja publico.Devido a isto,a criptografia teve uma grande evolução.
Mas para entender melhor como essa evolução aconteceu e entender melhor a história da Criptografia iremos falar sobre a Criptografia como um todo e destacar principalmente a Criptografia de Cesar, pois uma das primeiras técnicas criptográficas que surgiu foi a cifra de Cesar ou cifra por substituição.Dentro da Criptografia de Cesar irão ser apresentados como é a
5
sua estruturação,conceitos,quais os benefícios em relação a técnicas anteriores,quais aplicações fazem/fizeram uso da técnica. Também haverá uma comparação entre esta técnica e outras conhecidas, além de destacar suas falhas e quais melhorias foram propostas ou implementadas. E por fim para demonstrar como funciona a Criptografia de Cesar iremos implantar um programa que criptografa e descriptografa utilizando uma simples palavra ou frase.
6
3.0- Criptografia (conceitos gerais)
Para proteger os dados privados, são usadas técnicas de criptografia (encryption) para codificar textos claros em textos desordenados. Uma vez a mensagem desordenada, dificulta a observação de terceiros e garante assim o sigilo e a integridade dos dados até chegar ao seu destinatário, que receberá a sua mensagem ou seus dados criptografados e irá aplicar a técnica inversa, que é decriptar os dados (decryption) para transformar os dados desordenados de forma clara e legível.
A criptografia pode prevenir fraudes no comércio eletrônico, garantir a validação de suas transações financeiras, pode prover sua identidade, proteger seus anonimato e prevenir que empresas concorrentes leiam seus documentos confidenciais. Este processo de criptografar, decriptar, emissor e receptor, envio e recebimento é a combinação para formar um sistema criptográfico.
Atualmente existem dois sistemas criptográficos: chave privada e chave pública.
Criptografar com uma chave secreta
...