Acoplamento Aferente e Eferente
Por: Rodrigo Brandão • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 745 Visualizações
Métricas de Acoplamento:
Permitem calcular a estabilidade posicional (acoplamento) do componente, através da contagem do número de dependências que entram e saem desse componente.
Acoplamentos Aferentes (Aa/Ca) – para calcular conta-se o número total de classes, fora do componente em questão, as quais têm dependências nas classes dentro desse componente.
Acoplamentos Eferentes (Ae/Ce) – para calcular conta-se número total de classes, dentro do componente em questão, as quais têm dependência nas classes fora desse componente.
Exemplo: [pic 1]
O grafo mostra a dependência entre classes, considerando que cada classe representa um componente e tomando a Classe D como exemplo, temos:
[pic 2]
Acoplamento Aferente -
Três classes fora do componente representado pela Classe D, dependem da Classe D, ou seja Ca = 3.
[pic 3]
Acoplamento Eferente -
Há uma classe fora do componente representado pela Classe D, da qual a Classe D depende, ou seja Ce = 1.
Como aplicar?
A métrica de Acoplamento Aferente e Eferente, pode ser realizada através do uso da ferramenta JDepend, que é uma ferramenta de código aberto, a qual permite a análise de diretórios com classes, gerando diversos cálculos de métricas.
[pic 4]
Tela do JDepend. Legenda: CC - Contador de Classes Concretas; AC - Contador de Classes Abstratas e Interfaces; Ca - Acoplamento Aferente; Ce - Acoplamento Eferente; A - Abstração (0-1); I - Instabilidade (0-1); D - Distância da Sequência Principal (0-1); V - Volatilidade (0-1); Cyclo - se o pacote contém uma dependência de ciclos.
Por que verificar o acoplamento?
A qualidade do design pode ser medida em parte para quantificar graus de extensibilidade, reusabilidade e manutenibilidade. Se tais métricas obtêm bons resultados, o código é mais facilmente alterável/manutenível. Se não, indica quais aspectos deveriam ser melhorados para facilitar a manutenção.
...