Apanhado Geral sobre Aplicações UDP
Por: toni.costa2 • 22/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 548 Visualizações
Apanhado Geral sobre Aplicações UDP
UDP
O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte não orientado à conexão. Este protocolo caracteriza-se por não ser confiável, não mantendo uma conexão entre o remetente e o destinatário. Trata-se de um protocolo que oferece apenas a principal função da camada de Transporte: entrega dos dados de um processo do host origem (executando em determinada porta) para outro processo do host destino.
Segue abaixo as aplicações que utilizam ou podem utilizar o protocolo UDP como camada de transporte.
Skype
Essa aplicação utiliza protocolo UDP (não orientado a conexão), pois precisa evitar ao máximo o atraso de entrega dos pacotes, justo que o objetivo é realizar aplicações de vídeo streaming e áudio “em tempo real”. No caso de acontecer a perda de pacotes durante o uso dessa aplicação podem acontecer algumas perdas mínimas que não afetam diretamente no conteúdo da aplicação, pois as falhas são quase imperceptíveis.
Jogos Online
O Protocolo UDP também é muito usado em jogos online e a perda de alguns pacotes pode fazer com que os personagens sofram pequenas alterações pela tela, mas nada que chegue a prejudicar a partida o que seria diferente no protocolo TCP, pois a latência dos participantes aumentaria muito ao realizar checagens de erro.
DNS
O DNS roda sobre UDP porque simplesmente transfere os dados sem realizar qualquer checagem, garantindo maior velocidade.
VOIP
O protocolo UDP é utilizado no voip, por conta da velocidade de transmissão. Uma ligação por Voip, por exemplo, pode ter um pacote perdido, porém outros pacotes ainda continuam trafegando. De o VOIP usasse TCP, na ocorrência de alguma perda de pacote, o mesmo seria reenviado, causando uma confusão nos pacotes, onde o áudio ficaria com palavras trocadas
DVR-CFTV
Alguns DVR's também usam UDP, pelo mesmo motivo do VOIP, porém ai teremos a transmissão de uma imagem. Com TCP essa comunicação poderia ter as imagens das câmeras trocadas, dificultando a visualização das imagens.
TFTP - (Trivial File Tranfer Protocol)
Esse protocolo é um dos mais elementares que existem, pois apresenta poucos utilitários, como controle temporal e de integridade. Ele é um modelo mais simples de FTP, pois não possui nenhum tipo de mecanismo de segurança e como é baseado no protocolo UDP, não se pode confiar na integridade de suas transmissões. Esse protocolo não é muito utilizado hoje em dia, mas alguns vendedores ainda o distribuem junto a seus equipamentos para evitar possíveis incompatibilidades.
SNMP - (Simple Network Management Protocol)
É utilizado para configurar dispositivos como switches ou roteadores e permite que estes enviem o seu status. O problema é que os hackers, utilizam este protocolo para obter informações sobre o sistema, como as tabelas de roteamento. As últimas versões do SNMP podem fazer criptografia md5, porém a maioria ainda usa versões antigas que passa o password em formato de texto.
DHCP - (Simple Network Management Protocol)
É utilizado em redes que sofrem constantes alterações na topologia e o administrador não pode verificar o IP (Internet Protocol) de cada máquina devido a enorme quantidade, então o roteador distribui IPs automaticamente para as estações. Como esta atribuição é feita com a utilização do UDP, caso haja algum problema o usuário terá que pedir o reenvio ou reiniciar a máquina. O único problema técnico deste protocolo é que como os IPs são atribuídos aleatoriamente, fica mais difícil para o administrador ter controle sobre o que cada host está fazendo.
BOOTP: Bootstrap Protocol é um protocolo que permite a configuração automática de rede, porém sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros. Duas portas UDP diferentes são usadas para evitar que os servidores recebam desnecessariamente os pacotes de resposta de outros servidores. O servidor recebe o pedido na porta 67 e responde na porta 68.
Todos os campos de dados no pacote possuem tamanho fixo para simplificar a operação e em caso de erro, o cliente é responsável pela operação ‘retry’ (tentar novamente). Todas as máquinas reiniciam
...