Apostila Java
Por: TadaRodrigo • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 356 Visualizações
Sumário
Um pouco sobre o Java
Preparando o ambiente
Programação orientada a objetos
Classe
Objeto
Comportamento do objeto
Construtores
Construtor com 3 parâmetros
Sobrecarga de construtores
Um pouco sobre o Java
Desenvolvido na década de 90, na empresa Sun Microsystems, o objetivo do projeto não era a criação de uma nova linguagem de programação, mas antecipar o que se tornaria a nova mania do mundo digital acreditava que em algum tempo, havia uma convergência dos computadores com os equipamentos eletrônicos.
Compilador (Javac), que gera um novo arquivo codificado em uma linguagem intermediaria chamada Bytecode.
Java foi criado para ser portável. O bytecode gerado pelo compilador para a sua aplicação específica pode ser transformado entre plataformas distintas que suportam Java.
A presença de coleta de lixo automática, evita erros comuns que os programas cometem quando são obrigados a gerenciar diretamente a memoria (C, C+, Pascal).
Java Debugger depurador de programa Java. Usado para fornecer suporte de depuração dentro do interpretador runtime Java. O (JDB) pode ser usado de duas maneiras substituir o interpretador Java ou acoplar ao interpretador.
Métodos é o local onde escrevemos as instruções de como ele deve ser executado. O código do método é basicamente um conjunto de instruções, por enquanto você pode codifica-lo como uma função ou procedimento.
Preparando o ambiente
Configuração das variáveis de ambiente, acessando o painel
Sistema → avançado → variáveis de ambiente
Em variáveis de ambiente do sistema clique em Nova, essa variável será chamada JAVA_HOME no valor de variável, coloque o caminho onde instalou a jdk
“C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_71\bin”
Repita a operação anterior agora a variável ira se chamar CLASSPATH, no campo valor da variável digite
.;%JAVA_HOME%
Agora procure a variável Path e acrescente ao final dela o diretório onde se encontra a jdk
;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_71\bin;
Agora reinicie o computador e abra o DOS digite
Javac –version
Java -version
Programação orientada a objetos
Conceito: série de normas para realizar tarefas de maneira com que outras pessoas possam utiliza-los e adiantar seu trabalho, ou seja que o mesmo código possa ser reutilizado
Classe
Responsável por um assunto pode ser ele uma pessoa, conta, cliente, janela ou botão, descreve atributos e métodos
- Atributos (o que ela conhece?)
- Método (o que o objeto faz)
Quando modelar uma classe, pense nos objetos que serão criados com esse tipo de classe, considerar.
- O que o objeto conhece (atributos ou variáveis de instancia)
- As coisas que o objeto faz (métodos)
[pic 1]
Objeto
Um objeto é uma estrutura dinâmica originada com bases em uma classe. Após a criação de uma classe para criar diversas estruturas iguais a ela, que interagem no sistema e possuem dados nela armazenados.
Ex.:
Classe Pessoa
[pic 2]
Classe de teste
[pic 3]
Após definir a classe Pessoa podemos criar objetos a partir dela utilizando o comando new.
3 etapas declaração, criação e atribuição de um objeto
[pic 4]
- Declarar uma variáveis de referencia e a nomeia como teste1 a variável de referencia será sempre do tipo PESSSOA.
- Cria um objeto, no caso chamado PESSOA.
- Vincula o objeto a referencia, atribui o novo objeto Pessoa a variável de referencia teste1.
Manipulando os atributos
Alterando e acessando valores guardados nos atributos de um objeto, para isso usa-se o ponto ( . )
Teste1.idade = 18;
A inicialização dos atributos com os valores padrão ocorre não instanciação, ou seja, quando o comando new é utilizando. Isso significa que todo objeto nasce com valores padrão. Para trocar o valor padrão de um atributo, devemos inicia-lo na declaração.
Comportamento do objeto
Um objeto tem um comportamento que atua seu estado. Em outras palavras os métodos utilizados os valores das variáveis de instancia (variáveis de instancia são variáveis cujo valor é especifico ao objeto e não a classe, uma variável de instancia possui um valor diferente para cada objeto).
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