Aspectos de Tecnologia Baseado em Software Livre
Por: MarcosSantos69 • 12/3/2018 • Projeto de pesquisa • 2.049 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
Exercícios – Lista 01
Aspectos de Tecnologia Baseado em Software Livre
Universidade São Marcos – 1.º Semestre de 2.010
Sistemas de Informação – 8.º Semestre
Software Livre
Prof. José Miraglia
Marcos Roberto dos Santos – RGM: 801949
- Quais as vantagens e desvantagens de um software proprietário ?
R: Vantagens: Possui apoio e suporte técnico do fabricante / Mais fácil de configurar e usar.
Desvantagens: Custo elevado / É vetada qualquer tentativa do usuário de melhorar o software através da alteração do mesmo – dependência total do fabricante / Aspectos críticos de segurança envolvidos.
- O que é um software livre ?
R: O software livre é um programa em que o código fonte está disponível para que o utilizador possa alterá-lo com o fim de adequá-lo às suas necessidades e aos seus interesses.
- Citar exemplo de alguns softwares proprietários e softwres livres equivalentes.
R: para cada Software Proprietário, geralmente existe um equivalente Software Livre.
Para substituir o sistema Operacional Windows, existe o Linux.
Para substituir o pacote Office, existe o OpenOffice.
Para substituir o Internet Explorer, existe o browser Mozilla Firefox.
Para substituir o Kazaa, que exige a exibição de propagandas , utilize o eMule, Dreamule e o Shareaza.
Para substituir o MSN, existe o aMSN para o Linux, o Trillian que une todos os Messengers em um só (é possível conversar com quem usa outros programas como AOL, Yahoo, IRC, etc...
Recentemente descobri um substituto do Visual Basic para o Linux, chama-se Gambas
- Quais as vantagens que fizeram do UNIX um sistema operacional referência para o desenvolvimento dos sistemas operacionais livres?
R: O UNIX é único em seu desenho modular, que permite usuários adicionar ou remover partes para adaptá-lo às suas necessidades específicas. Os módulos se encaixam com conexões-padrão. É possível tirar um módulo e substituí-lo por um outro ou expandir o sistema acrescentando vários módulos. De uma certa maneira, o sistema UNIX de cada pessoa é único. Muitos usários acrescentam ou eliminam módulos sempre que precisam, adaptando suas implementações às suas necessidades.
As primeiras vantagens do UNIX foram o fato desse sistema ser escrito em linguagem de alto nível, ser distribuído como código-fonte e ter fornecido primitivas de sistema operacional poderosas em uma plataforma barata.
- Explicar a frase: " O Linux é um sistema operacional livre baseado no UNIX"
R: Linux refere-se a qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo Linux, ou seja, Clone livre do kernel do UNIX.
- Pesquisar a definição de "kernel" de um sistema operacional.
R: Núcleo (ou cerne) do Sistema Operacional; representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo.
- O que é o GNU ?
R: GNU é o nome de um sistema operacional completo e compatível com UNIX escrito a partir de 1983 por Richard Stallman e inúmeros hackers da comunidade de software livre espalhados pela internet. O GNU é um sistema 100% livre, ou seja, ele fornece as 4 liberdades básicas do software livre: A liberdade de uso, modificação, cópia e publicação de versões modificadas.
- Quais são as liberdades básicas oferecidas pelo GNU ?
R: A liberdade de uso, modificação, cópia e publicação de versões modificadas.
- O que vem a ser o GNU/Linux ?
R: Sistema operacional GNU totalmente livre que utiliza o Linux como kernel.
GNU/Linux é a variante mais conhecida do sistema GNU.
- O que vem a ser um software de código aberto ?
R: Para um software ser considerado como Código Aberto pela Open Source Initiative, eles devem atender aos 10 critérios da Definição de Código Aberto, que incluem itens como Livre Redistribuição, Permissão de Trabalhos Derivados, Não Discriminação, Distribuição da Licença e outros.
- Comentar a frase: "Todo software de código aberto é considerado software livre".
R: De modo geral, as licenças que atendem à já mencionada Definição de Software Livre (da Free Software Foundation) também atendem à Definição de Código Aberto (da Open Source Initiative), e assim pode-se dizer (na ampla maioria dos casos, ao menos) que se um determinado software é livre, ele também é de código aberto, e vice-versa.
- Qual a principal diretriz do movimento "Open Source" ?
R: Rejeitar a luta pela liberdade no uso do software. Seu objetivo é disseminar a idéia de que o código fonte esteja disponível e que as modificações sejam permitidas gerando assim programas melhores.
- Defina com suas palavras "Licença de Software".
R: Uma Licença de Software é uma definição de ações autorizadas (ou proibidas) no âmbito do direito de autor de um programador de software de computador concedidas (ou impostas) ao usuário deste software. Existem muitas licenças de software livre, e nada impede (embora isto não seja recomendado) que cada interessado crie sua própria licença atendendo às 4 liberdades básicas, agregando – ou não – uma cláusula de copyleft.
- Quais os tipos principais de licenças de softwares comerciais ? Explique cada uma delas.
R: Licença (L)
• | Concede os direitos de utilização de uma versão específica de um produto; |
• | Não tem pré-requisitos de aquisição (excepto para a actualização do Windows Professional, para o qual tem que dispor de uma licença de sistema operativo elegível). |
Software Assurance (SA)
• | Concede os direitos de utilização da última versão que seja lançada até ao termo do contrato; |
• | Tem pré-requisitos de aquisição: |
• | Só pode ser adquirido com a Licença (L) ou nas renovações das licenças L&SA e SA ou; |
• | Para as licenças OEM e licenças de produtos embalados, no prazo de 90 dias (só é possível colocar licenças de Sistemas Operativos profissionais e licenças de produtos Servidores). |
...