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Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.573 Palavras (19 Páginas)  •  775 Visualizações

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Projeto de Sistemas Orientado a Objetos

Unit I – Interatividade

        

1 - O atributo de qualidade que está ligado à capacidade do sistema de software de manter um determinado nível de desempenho, quando usado sob as condições especificadas, é chamado de:

Resposta Selecionada: [pic 1]e. Confiabilidade.

        

2 - O projeto de um software é dividido em fases. A fase responsável por definir a comunicação do sistema com os componentes internos e externos é chamada de:                

Resposta Selecionada:        [pic 2]b. Projeto de interface.

        

3 - O projeto orientado a objetos tem características específicas, cuja diferença fundamental está na utilização do paradigma da orientação a objetos e de seus conceitos fundamentais, que podem ser:

Resposta Selecionada: [pic 3]d. Encapsulamento e herança.

        

4 - Uma característica da fase de projeto que permite o aumento da produtividade e da qualidade por meio da sua observância no desenho de um software é:

Resposta Selecionada: [pic 4]d. Reuso.

        

Exercícios        

1 - A fase de projeto que tem como insumo o modelo de requisitos (casos de uso, descrição de casos de uso, modelo de classe conceitual etc.), tem como objetivo a geração do modelo de dados, a transformação de classes e objetos conceituais em classes e objetos equivalentes em projeto é a fase de:

Resposta Selecionada:        [pic 5]b. Projeto de dados/classes.

Comentário: A fase de projetos de dados e classes deve ser a primeira a ser executada no projeto de um software.

        

2 - A fase de projetos sempre se inicia após a fase de requisitos ou após uma primeira iteração dos requisitos, nos casos em que adotamos um modelo de ciclo de vida iterativo incremental ou qualquer variante dele. Nesse conceito, a fase de projeto pode ser definida como:

Resposta Selecionada:        [pic 6]c. Um elo entre a fase de análise e a fase de construção.

Comentário: A fase de projeto define a estrutura que o sistema deve ser construído para atender aos requisitos do sistema.

        

3 - Em relação ao conceito de coesão na fase de projeto é correto afirmar:

I – Um método deve executar apenas uma atividade especialista.

II – Sua finalidade é reduzir a dependência entre os objetos.

III – Aumenta o grau de modularidade de um software.                        

Resposta Selecionada:        [pic 7]e. Somente a I está correta.

Comentário: Consiste em especializar classes e métodos para que executem apenas uma atividade.

        

4 - Em relação à fase de projeto de interfaces é correto afirmar:

I – Descreve como implementar classes de controle.

II – Descreve a comunicação entre sistemas externos.

III – Descreve como os componentes trocam informações.                        

Resposta Selecionada:        [pic 8]d.  II e III estão corretas. 

Comentário: Projeto de interface descreve todas as possíveis interfaces de um sistema, que podem ser: interfaces internas (como a comunicação entre os componentes será organizada), interfaces externas (comunicação do sistema com outros sistemas) e interfaces com o usuário.

        

5 - No início do projeto é importante darmos ênfase a soluções macro, e à medida que o projeto for avançando, vamos descendo ao nosso nível de solução. Esse conceito refere-se a:

Resposta Selecionada:        [pic 9]a.  Abstração.

Comentário: O projeto deve, por finalidade, possuir vários níveis de abstração. Nos níveis mais altos de abstração do software nos aproximamos do nível de análise, enquanto nos níveis mais baixos nos aproximamos da solução técnica do software.

        

6 - O projeto orientado a objetos partilha exatamente dos mesmos princípios de projeto. A diferença fundamental está na utilização do paradigma da orientação a objetos e de seus conceitos fundamentais. Assinale a alternativa que aponta um desses paradigmas:

Resposta Selecionada:        [pic 10]a. Encapsulamento e herança.

Comentário: Os paradigmas de orientação a objetos são classes, encapsulamento, polimorfismo e herança.

7 - O software deve ser dividido em componentes que trabalham em conjunto para desempenhar uma determinada atividade e atingir um determinado objetivo. Esse conceito refere-se a:

Resposta Selecionada:        [pic 11]d. Modularidade.

Comentário: A modularidade visa dividir o software para reduzir sua complexidade e facilitar o alcance dos seus objetivos.

        

8 - O tipo de classe que tem como objetivo a persistência de informações em um repositório de dados, como um banco de dados, é chamada de:

Resposta Selecionada:        [pic 12]d. Classe persistente.

Comentário: A usabilidade é a medida da facilidade encontrada pelo usuário para aprender a utilizar o software e operar o produto com segurança e sem falhas.

        

9 - São descritas como atividades de um arquiteto de software:

I - Conduz ou coordena o projeto técnico do sistema e tem a responsabilidade pelas decisões técnicas.

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