Auditoria da informaçao
Por: Marcos Pena • 19/4/2016 • Relatório de pesquisa • 261 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Foi noticiado pela imprensa, em 23/11/2013 que um caixa eletrônico falso foi descoberto, em Curitiba, em uma agência do Banco do Brasil por um cliente. O caixa falso era encaixado por cima do verdadeiro e simulava os serviços para enganar os clientes do banco. De acordo com a Polícia Militar, as informações eram roubadas quando uma pessoa colocava o cartão e digitava a senha. Esta agência bancária fica na Avenida Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho.
Diante desta notícia, a nossa proposta é, baseando-se na nossa unidade II, fazer uma análise da situação problema, abordando a segurança física e lógica e contemplando possíveis soluções para o problema.
Bom temos nessa situação um claro problema de segurança física e logica!
Podemos analisar assim: o criminoso pode agir de algumas formas, instalando o “chupa cabra” ou até mesmo câmeras. Temos nesses casos problema de segurança física. Aonde o cliente coloca o cartão, isso fornece os dados e a câmera pega a senha digitada fisicamente.
Numa analogia simples porem não habitual, seria só ter uma segurança física através de seguranças e câmeras para esse monitoramento. Mas sabemos que isso custaria muito para os banco e também estaria muito nas mãos dos homens “seguranças” o que pode ser vulnerável.
A solução ideal é o ciclo todo. Pode-se melhor o monitoramento das agencias fisicamente, melhorar o software por exemplo: ao inserir o cartão o cliente recebe uma SMS no seu celular, tornando a operação mais fiel a proposta cliente/banco e o próprio cliente tendo mais atenção com seus dados e perícia no local podendo ele mesmo notar algo errado no caixa fisicamente.
...