DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZACAO DE INTERFACE GRÁFICA
Por: Marlon Rocha • 21/8/2017 • Trabalho acadêmico • 3.842 Palavras (16 Páginas) • 360 Visualizações
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UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ICET – INSTITUTO DE CIENCIAS E EXATAS E TECNOLOGIA
BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZACAO DE INTERFACE GRÁFICA
EDUCADOR: Fernando Mariani
São Paulo, 28 de Novembro de 2014.
Bruno de Souza Oliveira, B.5142D-7
Jeferson Gomes Miranda, B.71EAB-6
Lucas Silva Santos, B.406HD-0
Marlon Rocha Dourado, B.829HI-9
Samuel Henrique da Rocha, B.63216-0
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZACAO DE INTERFACE GRÁFICA
Trabalho apresentado como exigência
Para avaliação do segundo bimestre
Em disciplina do 3º e 4º semestre, do curso de:
Ciência da Computação, Da Universidade Paulista,
Sob orientação do Professor ministrador das aulas de
Aplicação de Linguagem de Programação Orientado a Objeto,
Fernando Mariani, para avaliação da disciplina de
Atividades Práticas Supervisionadas
São Paulo, 28 de Novembro de 2014.
Sumário
Objetivos...................................................................................................................................4
Introdução.................................................................................................................................6
Capitulo I...................................................................................................................................8
Considerações Finais.............................................................................................................27
Referencias bibliográficas.......................................................................................................28
Código Fonte..........................................................................................................................33
Ficha de atividades práticas supervisionadas........................................................................43
Objetivos e Motivações (1-2 paginas) OK
O objetivo do trabalho e disciplina de “Atividades Praticas Supervisionada” é de proporcionar os alunos que estão se Bacharelando em Ciência da Computação a desenvolver um jogo com interface gráfica, utilizando as técnicas existentes na linguagem de programação Java, além de explicitar os processos de construção do jogo com as interfaces gráficas implementadas por meio de uma monografia.
Motivados pela aula de “Aplicação de Linguagem de Programação Orientada a Objetos”, decidimos demonstrar o que aprendemos em sala de aula, em laboratório, em pesquisas on-line e de livros e até mesmo durante as reuniões em grupo.
Com base no que aprendemos, reescrevemos um dos jogos mais conhecidos pelo o mundo, principalmente pelos usuários de Windows, o “Campo Minado” em tabuleiro para a plataforma Java.
Introdução (2-4 paginas) OK
Inventado por Robert Donner em 1989, o jogo Campo Minado ou Minesweeper é um jogo mundialmente conhecido, que se tornou popular principalmente pelos os usuários de plataforma Windows da Microsoft.
O jogo contém com o objetivo de encontrar os quadrados vazios e evitar as minas dentro de um tabuleiro, quanto mais rápido o jogador esvaziar o tabuleiro, melhor será a sua pontuação.
Hoje em dia esse jogo já foi reescrito para diversas plataformas em inúmeras formas geométricas, diferentemente de tabuleiro para as formas retangulares, hexagonais, triangulares e até em 3D.
O Campo Minado de Tabuleiro possui três opções de tabuleiros, cada um deles progressivamente mais difícil que o outro: o iniciante com 81 quadrados e 10 minas, o intermediário com 256 quadrados e 40 minas e o avançado com 480 quadrados e 99 minas.
Todas as pessoas, ao sentar na frente de um PC, com certeza, mesmo que só por curiosidade, já abriu o jogo do campo minado e jogou. A grande maioria desiste do jogo, pois é um jogo que envolve cálculos e deduções, onde somente se você prestar atenção, você conseguirá ganhar no jogo.
O Jogo do Campo Minado desenvolve a capacidade de tratamento de informações, percepção visual, memoria visual, concentração, conceitos lógicos e matemáticos, noções de probabilidade as situações do jogo, podendo até transferir esse conhecimento para os fatos da vida real.
Pode até parecer brincadeira, mas o Jogo do Campo Minado de Tabuleiro reúne hoje em dia mundialmente campeonatos convocando jogadores profissionais para disputas internacionais.
Mas como joga? Como são feitos os cálculos? Existe empate? Ao longo desta monografia serão explicadas as regras do jogo, métodos de dedução, cálculos feitos e também as técnicas usadas.
Regras e Funcionamento do Jogo (conceitos gerais) (4-8 paginas) OK
Regras
O jogo contém com o objetivo de encontrar os quadrados vazios e evitar as minas dentro de um tabuleiro, quanto mais rápido o jogador esvaziar o tabuleiro, melhor será a sua pontuação.
Cada quadrado pode ser revelado clicando sobre ele. Se descobrir uma mina, o jogo acaba, senão o jogo continua.
Ao clicarmos sobre o quadrado, uma de ambas as opções poderão acontecer: um número aparece, indicando a quantidade de minas que estão escondidas ao redor do quadrado clicado, se nenhum número aparecer o jogo revela automaticamente os quadrados que se encontram ao redor do quadrado vazio.
O jogo é ganho quando todos os quadrados que não têm minas são revelados.
Opcionalmente, o jogador pode marcar qualquer quadrado em que acredita que contenha uma mina com uma bandeira, bastando para isso, clicar sobre o quadrado do tabuleiro com o botão direito do mouse. Em alguns casos, carregar com ambos os botões do mouse um número que contenha tantas bandeiras, imediatamente à sua volta quanto o valor desse número revela todos os quadrados sem bombas que se encontrem adjacentes a ele. Em contrapartida, o jogo acaba se efetuar essa ação quando os quadrados errados estiverem marcados com as bandeiras.
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