JOGO DE INTERFACE TEXTUAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM MUD
Por: alexsantiago • 18/10/2019 • Relatório de pesquisa • 741 Palavras (3 Páginas) • 466 Visualizações
MARIA ROSILENE DUARTE
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
JOGO DE INTERFACE TEXTUAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM MUD.
Belo Jardim/PE
2019
MARIA ROSILENE DUARTE
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
JOGO DE INTERFACE TEXTUAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM MUD.
Fichamento Bibliográfico apresentada para a disciplina: Currículo, 1º Período do curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, da Autarquia Educacional do Belo Jardim / Faculdade do Belo Jardim – AEB/FBJ.
Profa. Glaucia Cordeiro
Belo Jardim/PE
2019
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
JOGO DE INTERFACE TEXTUAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM MUD.
SILVA, Dáfnie Paulino da. Jogo de Interface Textual: Práticas de Letramento em MUD. In: ROJO. Roxane (Orgs.). Escol@ Conectada: os Multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p.93-110. |
A Sociedade vem expandindo o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), das quais são responsáveis por transformações que alteram os processos de ensino-aprendizagem, modificam as vias das relações sociais, geram mudanças drásticas na forma de vida, no mundo do trabalho, no cotidiano, no consumo, de se comunicar e de se informar, faz com que tudo passe de maneira muito rápida e fluída. Assim a evolução tecnológica acarretou uma série de mudanças, estimula novas configurações sociais, e ainda novas práticas letradas conectadas em uma série de eventos mais amplos. O uso do computador aprimora os significados e novas maneiras de comunicação, combinando sistemas semióticos diversos, gerando gêneros digitais híbridos, que servem de suporte para o processo educacional, desenvolvendo o letramento: da cultura participativa/colaborativa, múltiplo, multicultural e ou multiletramentos, contudo além de uma evolução tecnológica, os novos letramentos estão relacionados aos fatores históricos, institucionais, culturais, uma nova mentalidade que tem um papel preponderante utilizando o potencial das tecnologias digitais. Para a autora os Letramentos são legiões, onde cada um deles consiste em um conjunto de práticas sociais interdependentes que interligam pessoas, objetos midiáticos e estratégias de construção de significado. MUDS: CONHECER E JOGAR O texto apresenta estudo de um jogo online denominado MUD Valinor, é um jogo textual que recria os ambientes descritos nas obras de J. R. R. Tolkien, em língua portuguesa, o único MUD brasileiro voltado exclusivamente à obra de Tolkien. De acordo com a autora o primeiro MUD foi desenvolvido em 1978, por Roy Turbshaw e Richard Bartle, na Universidade de Essex, no Reino Unido, em BCPI, uma predecessora da linguagem C. Em suma é um local para se divertir interagindo com outros jogadores, explorando ambientes únicos, obtendo conhecimento, acumulando riquezas, e participando da criação de um mundo que se modifica a cada linha digitada, em relação ao letramento dos usuários a autora utilizou registros gerados pelo servidor do jogo, capturas de tela e depoimentos. Conceitualmente o MUD é um jogo on line, utilizado por vários usuários – multiusuários, na modalidade escrita, contudo aceita elementos gráficos e e ou uma forma de expressão artística usando apenas os caracteres disponíveis nas tabelas de código de página de computadores – ascii-arts. MUD significa Multi User Dungeon - conhecidos popularmente como labirintos textuais, o que os aproxima muito do hipertexto, tem a capacidade de mapear e de se orientar é um letramento de imaginação e localização que o jogador desenvolve de modo gradual, qualquer usuário tem oportunidade de contribuir ativamente na ampliação do jogo, agregando seus conhecimentos e experiências. Em um MUD, o usuário concebe o mundo por meio da leitura, e a plataforma é composta de salas, objetos e NPCs em base textual, assim o usuário encarna um personagem em um universo de palavras, no qual o faz de conta ocorre pela leitura e escrita, é um dinâmico livro virtual, sempre em construção e movimento. Todavia, o usuário pode ser o herói da aventura e ou intervir em outras histórias, está aberta a colaboração direta e indireta de todos os usuários. Neste sistema qualquer usuário tem oportunidade de contribuir ativamente na ampliação do jogo agregando seus conhecimentos e experiências. Durante o jogo, manipulando o avatar, o jogador percorre milhares de salas, atravessando montanhas, desertos, encontrando outros jogadores guiado por sua curiosidade. O LABIRINTO: CAMINHANDO PELO TEXTO Os labirintos textuais, aproximam-se de hipertextos, em suma faz referência à escrita eletrônica. O conceito de Hipertexto vem mudando a noção tradicional de autoria, uma vez que ele contempla diversos textos, contempla as diversas transformações da sociedade moderna, adquirindo uma nova dinâmica interativa. De organização multilinear de informações tem sido muito utilizada na educação, facilita o entendimento de uma nova estrutura de texto: a narrativa hipertextual. A ideia de uma leitura não-linear e interativa, dessa forma o leitor consegue erar um mapeamento mental do documento. Gerando o letramento de imaginação e orientação. Construindo colaborativamente o destruindo a autoria? |
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